segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Notícias do dia 31.08.10

PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA
Por enquanto a nossa “banda” vai continuar estreita. O anúncio feito pelo presidente da Telebras, Rogério Santana, foi um “balde de água fria” nas argumentações que alguns candidatos a cargo eletivos já faziam sobre a disponibilização da banda larga nos moldes (principalmente de preço) que conta o resto do Brasil. O Estado do Amapá não tem nenhuma cidade entre as 100 primeiras que constam do Plano Nacional de Banda Larga – PNBL anunciado.

TERMO BANDA LARGA
O termo banda larga pode apresentar diferentes significados em diferentes contextos. A recomendação I.113 do setor de Padronização da UIT define banda larga como a capacidade de transmissão que é superior àquela da primária do ISDN a 1.5 ou 2 Megabits por segundo.

SEM REGULAMENTAÇÃO
O Brasil ainda não tem uma regulamentação que indique qual é a velocidade mínima para uma conexão ser considerada de banda larga. A Colômbia estabeleceu uma velocidade mínima de 512kbps e os Estados Unidos de 200kbps. O significado já sofreu várias modificações conforme o tempo. Inicialmente, banda larga era o nome usado para definir qualquer conexão à internet acima da velocidade padrão dos modems analógicos (56 Kbps).

COMPARAÇÕES
Usando linhas analógicas convencionais, a velocidade máxima de coneção é de 56 Kbps. Para obter velocidade acima desta tem-se obrigatóriamente de optar por uma outra maneira de coneção do computador com o provedor. Atualmente existem soluções no mercado. O termo pode ser usuado como oposição à banda estreita ou banda base (56 Kbps).

LONGA DISTÂNCIA SEM FIO
A tecnologia de banda larga móvel, também chamada de tecnologia de WWAN (rede de longa distância sem fio), fornece acesso de alta velocidade e sem fio à Internet através de dispositivos portáteis. Essa tecnologia é aceita nesta versão do Windows. Com a banda larga móvel, você pode se conectar à Internet em qualquer lugar onde haja serviço de celular GSM ou CDMA disponível para conectividade móvel com a Internet.

FACILIDADE
Como a conectividade móvel, você pode manter sua conexão com a Internet mesmo enquanto se movimenta de um local para outro. A banda larga móvel está disponível na maioria das redes de celular e móveis 2G, 2.5G e 3G.

ALTERNATIVA
Embora muita gente não saiba, há a possibilidade de realizar a transmissão de internet em banda larga pela fiação elétrica comum de nossas residências. A aplicação dessa tecnologia já está em discussão no Brasil desde 2001, mas nada de muito efetivo já foi feito para tal. O processo funciona de forma muito semelhante ao que acompanhamos quanto ao uso da fiação telefônica para a banda larga. Na rede elétrica seria basicamente a mesma situação, visto que a rede e a energia utilizam freqüências diferentes uma da outra.

VEM AI UMA POLÊMICA
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se mostrou favorável à possibilidade de os traficantes de drogas cumprirem penas alternativas, em vez de ficarem presos. Cinco dos nove ministros que participaram de uma das sessões da semana passada votaram a favor da substituição da pena, ao julgar um habeas corpus sobre o tema.

O FUNDAMENTO
Ao julgar um caso que chegou à Corte, os ministros analisaram a constitucionalidade da Lei de Drogas, de 1996, que proíbe a concessão de penas alternativas para traficantes. Cinco ministros foram contra o texto, citando um dispositivo constitucional que afirma que as penas devem ser analisadas caso a caso pelos juízes.

CONCILIAR É LEGAL
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou o I Prêmio Conciliar é Legal. Com ele, magistrados e tribunais poderão apresentar práticas de conciliação individuais ou em grupos. A medida, que faz parte da Semana Nacional de Conciliação promovida pelo CNJ entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro deste ano, identifica, premia e dissemina boas práticas que contribuem para a pacificação de conflitos bem como para modernização, rapidez e eficiência da justiça brasileira.

CIDADES MÉDIAS
A revista Veja desta semana trás uma reportagem especial, em 47 páginas, com o título “Especial: Cidades Médias”, onde identifica as 20 metrópoles brasileiras do futuro. Recomendo a leitura, pois são cidades que apresentam uma evolução do produto interno bruto acima da média e que, teoricamente, isso também poderia estar acontecendo em Macapá. É importante ler e analisar.

AS PESQUISAS
Este final de semana foi prodigo em apresentar resultado de pesquisa de intenção de votos que tinham objetivo de serem liberadas para publicação pelo Tribunal Regional Eleitoral. As impugnações daqueles que não estavam com bons resultados e a decisão da direção do JD foi fator impeditivo para que fosse publicada.

SENHOR BARRIGA
O senhor barriga está botando os dedinhos para fora e podem ser cortados pela vovó, com aconteceu na estória do João e Maria. A pergunta básica era feita por um prefeito. Ele, o prefeito, questionava sobre a barriga quando o dono da barriga estava em sua terra natal e quando já estava aqui. Conforme a pergunta fazia encolher ou crescer de forma enorme. Sempre feliz, sempre com dinheiro no bolso.

NÃO FOI SUCESSO
O show de encerramento do mês de comemorações do LGBT não foi sucesso ontem na Avenida Azarias Neto. Além de atrapalhar a movimentação de pessoas com a colocação do palco no meio da rua, a música, basicamente técnobrega, não agradou.

BANDA LARGA, UM SONHO ADIADO

Todas as pessoas realmente interessadas no assunto e com um mínimo de responsabilidade para prestar a boa informação, sabiam que Macapá e as demais localidades do Estado do Amapá estavam longe de contar com os serviços de internet utilizando a banda larga, que é uma conexão à internet com velocidade superior ao padrão das linhas telefônicas convencionais, ou seja 56 Kbps – kilobits por segundo, o que permite transmitir dados com muito mais rapidez e manter o usuário permanentemente conectado à web.

A notícia do final da semana passada, dada pelo próprio presidente da Telebras, Rogério Santana, quando divulgou a lista das 100 primeiras cidades que farão parte do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e entre as quais não está umazinha daqui do Estado do Amapá, colocou uma rolha na boca daqueles que vinham anunciando banda larga para este ano no Amapá.

É claro que a vontade de contar com banda larga no Estado do Amapá é de todo mundo. Não resta dúvida que representaria a inserção de um dos fatores mais importantes para a conexão coma web na velocidade com que já conta outros centros urbanos brasileiros, com as mesmas necessidades que os habitantes daqui.

Mas essa realidade não se muda exclusivamente com a vontade ou com reza, orações ou preces. Precisa haver, da parte das autoridades públicas responsáveis pelo assunto, a determinação de criar as condições políticas e de infraestrutura que possibilitasse todos contar com essa tecnologia tão importante para o desenvolvimento regional e para buscar o desequilíbrio na capacidade de competição entre os estados visinhos.

Convênios já foram assinados, promessas já foram feitas, programas já foram elaborados que, às vezes, até aqueles que sabiam que não havia as condições de infraestrutura para contar com a banda larga, com preço e velocidade competitivos, já estavam acreditando que o Estado contaria com essa tecnologia nos padrões que outros estados já contam.

Quando a Telebras divulgou as 100 primeiras cidades que serão atendidas pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), também anunciou os nomes das cidades e as unidades da federação onde estão. As cidades estão em 15 estados e têm uma população conjunta de 14 milhões de pessoas e devem receber o programa até o fim deste ano.
Boa parte dos municípios que integram o Plano fica nas regiões Nordeste (58) e Sudeste (30), além de seis cidades no Norte (Tocantins) e no Centro-Oeste (Goiás). Os estados com mais cidades são Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 8 em cada estado.

De acordo com o PNBL, os usuários terão uma velocidade mínima de 512 Kbps por preços entre R$ 15,00 e R$ 35,00. O mínimo de velocidade para se considerar uma conexão varia bastante. Em 2006 era comum afirmar que um mínimo de 256 Kbps caracteriza a internet como banda larga. Este ano, entretanto, a Federal Communications Commission (FCC) aumentou a velocidade de banda larga básica nos Estados Unidos para 4 Mbps, quase oito vezes mais que a prometida pelo PNBL.

A expectativa da Telebras é de que o PNBL atenda a mais 1.063 cidades em 2011 e que todo o país seja abrangido até o fim de 2014.

As autoridades precisam apresentar-se, conhecer o Plano Nacional de Banda Larga para que o serviço seja oferecido aos amapaenses, também, até 2014 conforme espera o governo central. Não podemos ficar patinando em informações desencontradas e sem a devida segurança.