terça-feira, 12 de abril de 2011

REFORMA POLÍTICA

COMISSÃO DA REFORMA POLÍTICA TRAZ NOVIDADES


O financiamento público de campanha e a lista fechada para votação proporcional são duas das principais mudanças aprovadas.

A Comissão da Reforma Política do Senado aprovou o financiamento público de campanha e a lista fechada para votação proporcional são as duas das principais mudanças aprovadas. A comissão entregará o relatório final ao presidente do Senado, José Sarney, na próxima quarta-feira, dia 13. O documento reúne propostas que trazem outras mudanças na campanha eleitoral, na posse, no mandato dos candidatos e na atuação partidária.


Nas campanhas eleitorais, a mudança mais significativa é a adoção do financiamento público exclusivo. A medida é uma tentativa de tornar a disputa eleitoral igualitária e inibir a prática de corrupção.


Segundo um dos membros da comissão o financiamento público vai permitir a qualquer pessoa que queira participar de uma disputa eleitoral, além de combater a corrupção.


As empresas, segundo o senador-membro, que contribuem com os candidatos guardam interesses na relação com o poder público. Isso nem sempre é um problema, mas, dos grandes escândalos nacionais, 90% ocorreram em razão do financiamento privado.


Além do financiamento público exclusivo, a Comissão da Reforma Política definiu a obrigatoriedade de um limite de gastos para as campanhas eleitorais. No entanto, o valor deste teto ainda não foi fixado pelos senadores.


LISTA FECHADA E COTA PARA MULHERES


A lista fechada aparece como outro ponto importante da reforma. Hoje o Brasil adota o sistema de lista aberta, em que, nas eleições para deputado federal, estadual e distrital e vereadores, o eleitor pode votar somente no partido ou diretamente no candidato.


No novo modelo proposto, o voto é dado ao partido, que define previamente (em convenção, na maioria das vezes) uma lista de candidatos pré-ordenada. O eleitor não tem como modificar a lista do partido.


O número de vagas a ser preenchida pelos partidos segue a regra atual de proporcionalidade - é calculado de acordo com a votação da legenda frente ao total de votos válidos. Para assegurar a participação feminina na definição das listas fechadas, os senadores incluíram no projeto a cota para mulheres. Por essa regra, metade da lista de cada partido deve ser ocupada por candidatas do sexo feminino.


Na opinião da senadora goiana, Vera Lúcia (PSDB), com a lista fechada, não tenho dúvida de que é preciso a cota, do contrário a mulher seria inteiramente alijada do partido e da disputa. Basta ver a estrutura partidária, que não contempla absolutamente as.


Com a adoção da lista fechada, a proposta aprovada pelos senadores extingue as coligações partidárias. Se confirmada pelo Congresso Nacional, a reforma impedirá a prática atual de união de legendas como forma de fortalecer candidaturas.


POSSE E MANDATO


O relatório final da Comissão da Reforma Política tratará ainda da posse de prefeitos, governadores e presidente da República. Os titulares dos executivos municipais e estaduais assumirão seus cargos no dia 10 de janeiro do ano seguinte ao da eleição. O presidente da República será empossado no dia 20 de janeiro.


Hoje, todos os chefes do Poder Executivo são empossados no dia 1º de janeiro.


O período do mandato também sofre alterações. A possibilidade de reeleição deixa de existir e os mandatos no Executivo são ampliados de quatro para cinco anos.


Já os senadores, que continuariam sendo eleitos pelo sistema majoritário, perdem o direito a indicar dois suplentes. Pela proposta, haverá apenas um suplente, que só assumirá em ausências temporárias do titular. Em caso de afastamento permanente, o substituto exercerá o cargo até que seja eleito um novo senador.


A eleição deste se dará no pleito seguinte, independentemente de ser municipal ou geral. O suplente também não poderá ser cônjuge ou parente consanguíneo ou afim, até segundo grau ou por afinidade, do titular.


Outra novidade nas campanhas eleitorais é a possibilidade de candidatura avulsa para prefeito e vereador. A proposta de reforma permite registro de candidatos sem vínculo partidário. Basta que eles obtenham apoio de pelo menos 10% dos eleitores do município.


REGRAS MANTIDAS


A Comissão da Reforma Política também confirmou regras do atual sistema. Os senadores decidiram pela manutenção do voto obrigatório e da fidelidade partidária para os políticos.


A reforma segue a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de que, se o candidato eleito mudar de partido perderá o mandato. Há apenas quatro exceções: incorporação ou fusão da legenda, criação de novo partido, desvio do programa partidário e grave discriminação pessoal.


Foram mantidas as normas atuais da propaganda partidária e a cláusula de desempenho, que define que, para ter funcionamento parlamentar, o partido deve ter no mínimo três representantes, de diferentes estados, na Câmara dos Deputados.


Os senadores incluíram no documento final da reforma política a necessidade de realização de um referendo para consultar a população a respeito das mudanças.


O senador fluminense, Francisco Dornelles (PP), presidente da comissão, explicou que, se aprovadas, as mudanças sugeridas pela comissão devem entrar em vigor apenas em 2014.

sábado, 9 de abril de 2011

OS CEM PRIMEIROS DIAS DO GOVERNO CAMILO CAPIBERIBE

Trazendo nas mãos as mensagens de mudança que usou na campanha eleitoral, o governador enfrentou dificuldades que ainda não foram superadas 100 dias depois.


Depois de uma disputa apertada no primeiro turno de votações das eleições regionais de 2010, o então candidato Camilo Capiberibe credenciou-se para as disputas do segundo turno, aonde viria vencer a eleição para governador e ser diplomado no dia 17 de dezembro de 2010, em uma festa cívica do Tribunal Regional Eleitoral realizada no Teatro das Bacabeiras.

No dia primeiro de janeiro de 2011 começava a caminhada do 6º governador do Estado do Amapá, para cumprir uma mandato de 4 anos, que lhe havia dado o povo do Estado. O mote da campanha eleitoral foi a mudança, que também foi apregoada nos meses de novembro e dezembro de 2010 que antecederam a posse.

Empossado, o governador passou 15 dias para compor o Governo, pois precisou costurar uma composição com as forças políticas que estavam desde o primeiro turno de votação, principalmente o PT e com aquelas que aderiam durante os 30 dias de outubro, na campanha para o segundo turno.

Agora, passados 100 dias o governador e a população já acumularam histórias que podem ser contadas e que poderão ser entendidas nesse domingo quando o governador do Estado, Camilo Capiberibe, promete desenhar o perfil de quando assumiu a gestão do Estado; o que fez de lá até agora, durante esses 100 dias; o que tem planejado fazer para o resto do exercício de 2011 e para os resto do mandato que se estende até dezembro de 2014. ESTADO SUCATEADO Mesmo antes de assumir o cargo de Governador do Estado, Camilo Capiberibe já avisava que ia pegar um Estado “sucateado”. Essa chancela o governador transmitiu aos seus auxiliares diretos que passaram a referir-se a cada parte do governo, conforme o órgão, como “sucateado”.

E parece que estava mesmo. O rosário de problemas simultaneamente apresentados pelos novos gestores confirmava a impressão inicial.

Pode ser por isso que o Plano de Trabalho entregue à Justiça Eleitoral como exigência legal e que dizia que ia cumprir, não contemplava agir sobre a situação real que encontrara.

As mudanças de rumo foram feitas imediatamente. Para o governador Camilo Capiberibe, “os problemas do Estado não dependem de dinheiro, dependem de gestão”.

Com o Orçamento Estadual aprovado no final do ano anterior pelos deputados estaduais, no valor de R$ 2,7 bilhões Camilo Capiberibe tinha à sua disposição o maior orçamento do Estado do Amapá de todos os tempos. O COMEÇO DO GOVERNO Foi complicado o começo da gestão do governador Camilo. Primeiro teve que oficializar as dívidas que recebera no título Restos a Pagar. Boa parte dela “a ser empenhada” e precisando ser analisada, tendo um critério público, ou afastada as possibilidade de análise, pelo menos por enquanto, fazendo surgir a “moratória branca” que sufocaria alguns setores e, mais diretamente, as empresas que haviam fornecido o material, o equipamento ou o serviço para o Estado.

Optou pela moratória rígida para os Restos a Pagar com as despesas a serem empenhadas e para uma moratória branda para os Restos a Pagar que tinham sido legalizados pelo gestor que saíra.

As implicações dessa primeira medida foram graves, com aumento do desemprego e a falência oficial ou voluntária das empresas que tinham crédito naqueles títulos. GABINETE DE CRISE Desde quando foi detectado o tamanho da crise em que estava mergulhado o Governo do Estado foi imaginada uma estrutura para aferir a dimensão da crise e cinco dos auxiliares de confiança passaram a constituir o que ficou conhecido como Gabinete de Gerenciamento da Crise.

No dia 19 de janeiro, Juliano Del Castillo (secretário de planejamento, orçamento e tesouro), Márcio Alves (procurador geral), Maurício Viana (auditor geral), Sebastião Cristóvão (secretário da administração) e Kelson Vaz (gabinete civil), anunciaram as propostas que faziam ao governador, com o objetivo de dar as condições para que o Estado pudesse voltar à normalidade administrativa.

As 19 medidas anunciadas tinham várias vertentes, desde moratória unilateral, com cessação dos pagamentos de Restos a Pagar, correspondente a exercícios anteriores, até medidas puramente administrativas, como o corte, pela raiz dos telefones chamados “chapa-branca” e muito difundidos entre os funcionários de alto escalão do Governo do Estado.

As medidas, em síntese, apresentadas pelo Gabinete de Gerenciamento de Crise foram as seguintes: 1 – Suspensão temporária de todos os pagamentos referentes ao exercício de 2010, estimados em R$ 272,6 milhões; 2 – Suspensão dos empréstimos por consignação por parte dos funcionários do Governo do Estado; 3 – Negociação, mesmo que judicial, com a Amprev para o pagamento da dívida de R$ 426,5 milhões; 4 – Suspensão dos pagamentos firmados com os Bancos referentes às consignações; 5 – Redução do número de contratos administrativos: de 7 mil para 2,5 mil; 6 – Extinção das secretarias especiais e outros órgãos; 7 – Contingenciamento de 50% do duodécimo das secretarias em janeiro; 8 – Auditoria geral na dívida do GEA; 9 – Auditoria geral na folha de pagamento do GEA; 10 – Renegociação dos contratos de prestação de serviço; 11 – Redução de 70% na conta “diárias”; 12 – Redução de 70% na conta “passagens aéreas”; 13 – Redução de 50% na conta “veículos locados”; 14 – Redução de 50% na conta “combustível” 15 – Redução de 50% na conta “convênios” tendo com cedente o Estado; 16 – Redução de 30% na conta “consumo e custeio administrativo”; 17 – Redução de 100% na conta “telefone móvel” 18 – Redução de 30% na conta “telefonia fixa” 19 – Convocação de todos os servidores à disposição de outros órgãos.

CASO CEA O governador e as autoridades do setor elétrico daqui do Estado, foram até Brasília com o propósito de encontrar uma saída para o caso urgente da Companhia de Eletricidade do Amapá.


O governador não foi recebido pelo Ministro de Minas e Energia, primeiro endereço para tratar do assunto de energia. O secretário geral do Ministério foi quem o recebeu e, incumbido que estava passou a notícia de que o Estado tinha 15 dias para apresentar uma solução para a questão das dívidas da CEA com a empresa geradora da energia, a Eletronorte.

Essa resposta foi considerada atentatória aos interesses do Amapá e não contava do leque de cogitação que o governador tinha levantado para o caso.

Em seguida, já na Agência Nacional de Energia Elétrica, a conversa foi mais amena, o que baixou o nível de irritação do governador, antes acumulado, e devolveu a esperança para que o assunto fosse resolvido sem a rigidez que habita no MME.

Vale lembrar que foi a Agência que pediu ao Ministério a caducidade do contrato de concessão que a União tem com a CEA.

O assunto CEA é urgente e precisa ser equacionado e encaminhado para uma solução, pois o Estado está precisando demanda reprimida de energia elétrica em torno de 40 megawatts.

O governo, em seguida, ganhou fôlego até abril, participa de um grupo de trabalho que estuda a melhora alternativa para chegar a uma solução definitiva. A mais aceita é o da Federalização da Companhia. ENERGIA ELÉTRICA No final do governo Pedro Paulo, no dia 29 de dezembro, a sede do Município de Laranjal do Jarí passou por um momento muito grave, quando a população do local, revoltada pela falta de energia elétrica que já perdurava alguns dias, invadiu o escritório da concessionária no local, o prédio da Câmara Municipal, o prédio sede da Prefeitura Municipal e fez quebra-quebra.

A questão foi considerada prioritária e logo no começo do governo, o presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá, José Ramalho, foi até o local e iniciou as negociações com a empresa fornecedora de energia e, na segunda semana, o próprio governador esteve em Laranjal do Jarí onde selou um termo, ajustando as novas condições na relação entre fornecedor e a CEA e restabelecendo a normalidade no fornecimento de energia elétrica.

Questões similares foram enfrentadas em outros locais, como Oiapoque, Sucuriju e Arquipélago do Bailique. SEM CARNAVAL Quando no dia 25 de janeiro deste ano, por 8 votos a 2, os dirigentes da a Liga das Escolas de Samba do Estado do Amapá, que são também os dirigentes das Escolas de Samba do Estado, decidiram que este ano não haveria desfile oficial das escolas no Sambódromo, não imaginavam o quanto estavam influenciando na história do carnaval local e no desempenho de vários setores econômicos e no número de ocupações que geram renda.

O motivo alegado foi a crise financeira instalado no Estado desde o inicio do ano e, por isso, o Governo do Estado acenava com a possibilidade de apoiar o evento com “apenas” um milhão de reais.

Na análise feita no orçamento apresentado pelos dirigentes da Liga e das escolas, alguns pontos, quando analisados isoladamente, não resistiram às questões de ordem econômica, como foi ocaso da sonorização da avenida, que estava muito acima do mercado.

A Liga abriu a reunião pedindo R$ 3 milhões, depois das ponderações do representante do Governo, o secretário de cultura do Governo do Estado, Zé Miguel, baixou para R$ 1,5 milhão, mesmo assim a resposta foi de que o Governo só poderia disponibilizar R$ 1 milhão e isso tendo que analisar os preços propostos, como foi o caso do preço da sonorização.

Os argumentos levantados pelos negociadores não foram suficientes para que houvesse um entendimento e ao final a decisão – as escolas não desfilam em 2011. RENDA E AMAPÁ JOVEM Durante a transição de Governo, de Pedro Paulo para Camilo Capiberibe, foram identificados vários problemas, entre eles um atraso no pagamento dos beneficiários do Programa Renda para Viver Melhor, de responsabilidade do Governo do Estado, que atendia naquele momento, em torno de 17 mil famílias, com o pagamento de meio salário mínimo vigente.

Também o Programa Amapá Jovem, que terminou o primeiro semestre de 2010 com 33.662 jovens, entre 15 e 29 anos, inscritos no programa de bolsas e residentes nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Ferreira Gomes, Laranjal do Jarí, Vitória do Jarí, Amapá, Calçoene, Cutias, Pacuí, Serra do Navio e Pedra Branca, estavam com pagamento atrasados.

Os atrasos desses dois programas estavam limitados ao Orçamento do Estado que já havia “estourado” desde setembro, estando em aberto os meses de outubro, novembro e dezembro, com uma pressão muito grande sobre as autoridades e limitação das regras do orçamento e a falta do financeiro para pagar os compromissos.

Naquele período foi pago apenas uma parcela da dívida, correspondente a um mês do benefício, depois que providências foram tomadas com o acompanhamento do Ministério Público que participou das negociações que culminaram com uma programação que ultrapassava o período administrativo, mas confortava as famílias que ficariam com as festas de final do ano completamente prejudicadas. CONTRATOS ADMINISTRATIVOS No dia 31 de dezembro terminou a vigência de 7.000 contratos administrativos que atendiam diversas áreas técnicas e outras áreas administrativas do Governo do Estado, com salário médio em torno de R$ 1.500,00.

O então deputado estadual Camilo Capiberibe era um crítico dos contratos administrativo e os conceitos cristalizados persistiram até assumir o governo em janeiro de 2011 quando percebeu que secretarias de Estado, como Educação e Saúde, não têm quadros suficientes para atender às suas necessidades.

Médicos, professores e técnicos de apoio complementam a equipe através de contratos administrativos. Nessas duas secretarias boa parte daqueles que trabalhavam com vínculo com a administração através de contrato administrativo tiveram que ser convencidos a continuar na administração, mesmo sem contrato, no aguardo da aprovação da lei específica sobre o assunto na Assembléia Legislativa.

Passou um tempo para amadurecer a idéia junto ao governador Camilo que, depois de constatar a necessidade encaminhou projeto para os deputados analisarem e autorizarem a realização dos contratos.

O projeto foi aprovado no dia 1º de abril, por unanimidade, em uma sessão onde estavam presentes 20 deputados estaduais. O projeto seguiu para a redação final e no dia 4 de abril foi enviado ao Governador do Estado para apreciação e, em seguida, vetar total ou parcialmente ou ainda sancionar e mandar pública no Diário Oficial do Estado para poder entrar em vigor. COMPORTAMENTO DA RECEITA O Estado do Amapá, até o final do trimestre, apresenta um registro de entrada de receita no total de R$ 682,97 milhões com absoluta prevalência das Receitas Correntes e dentre estas as Transferências Correntes (R$ 543,61 milhões) e as Receitas Tributárias (R$ 131,8).

Com relação às Receitas oriundas das Transferências Correntes (onde está o FPE), o comportamento está dentro do previsto no Orçamento de 2011. Com relação às receitas oriundas da Receita Tributária (ICMS, IPVA, etc.), há uma queda, especialmente pela queda na arrecadação do ICMS que, em março deste ano, não alcançou os R$ 35 milhões, enquanto que em março de 2010, o valor arrecadado superou os R$ 59 milhões, uma queda de 51% .

O IPVA, em março de 2011 foi a R$ 11,58 milhões contra R$ 9,14 milhões em março de 2010. Representando um acréscimo, no mês, de 26,69%. AS NOVIDADES O Governo do Estado está operando com o Portal da Transparência, uma obediência legal, mas que ainda não está na plenitude do que pode oferecer para aqueles que se dispõe a analisar o dia a dia do Estado.

Para este mês ainda está sendo prometido a retomada de obras importantes que estão paralisadas, como forma de reativar a atividade econômica e recuperar ambientes que já foram símbolos do Estado como o Estádio Estadual Milton de Souza Correa.

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO

Rodolfo Juarez Empreender é uma condição indispensável para quem assume a posição de gerências de negócios. Sejam negócios públicos ou negócios privados. O que está em jogo é o resultado.

Na área privada o resultado precisa vir com eficiência e lucro. Aliás, não dá para saber que é mais importante ou menos importante nessa equação fatoral em que nenhum dos dois fatores pode ser nulo ou menor que zero. Quando isso acontece, no caso do fator nulo, o resultado é zero, ou seja, também nulo; no caso do fator negativo o resultado é prejuízo ou perda.

Na área pública, não há a perspectiva do lucro, mas se juntam ao conceito de eficiência os conceitos de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, formando o que está disposto como princípios da Administração Pública e que, define os espaços onde deve andar o gestor público e a administração e como deve fazer uso dos resultados.

Os governos de estados em consolidação, como o Estado do Amapá, colocam esses modos no colo do governador, fazendo dele um empreendedor público, trabalhando com recursos públicos, onde o grande resultado é a satisfação social, o equilíbrio das contas e a transparência de todos os acontecimentos que se desenvolvem em torno da administração pública.

Não faz nem 100 anos que a iniciativa privada atuava no processo de desenvolvimento do povo como um parasita, precisando está grudada nas passagens vitais do “sangue” do Estado, procurando sobreviver e sendo, sempre, rebocado pelo Estado.

O tempo passou e já nos meados do século passado, as empresas brasileiras começaram a mostrar que poderiam ter uma vida independente e, também, funcionar como motor auxiliar do Governo, contribuindo para aumentar a velocidade do desenvolvimento e a evolução das ciências e das empresas.

Depois do Novo País, com a Constituição Federal de 88, as empresas começaram a aplicar tudo o que havia aprendido nos últimos 50 anos e a se transformar, não em uma exceção, mas na regra do desenvolvimento, mudando os seus conceitos e passando a ter incumbências antes só designadas para o setor público.

Desta feita e já com o aprendizado de empresas multinacionais modernizadas, se entendeu que a globalização poderia fortalecer as empresas nacionais. E foi o que aconteceu. Mas a capacidade gerencial da empresa nacional, juntada com o espírito empreendedor do brasileiro, muitas empresas nacionais ganharam dimensão e importância e se espalharam pelo mundo participando de uma globalização que nesse momento passa por ajustes.

Cresceram as empresas nacionais, cresceram as exigências públicas, para possibilitar a recompensa social que precisa ser dado diretamente ao povo pelas empresas que obtiveram sucesso.

Para acompanhar isso tudo, começaram o setor privado e o setor público a terem fórum comum para discussão de planos de desenvolvimento, principalmente os de longo prazo que, com o passara do tempo, viu mudar o conceito de plano de longo prazo, saindo dos 25 anos, para 10 anos.

Nesse momento os gestores públicos e os gestores privados precisam um do outro. O trabalho que dá é ajustar a velocidade de um (o setor privado) com a segurança do outro (o setor público). Quando isso acontece dificilmente os planos dão errados e os resultados são surpreendem pela sua eficiência e qualidade.

NOTÍCIAS

CONTROLADO

Segundo as autoridades que estiveram em Calçoene na quinta-feira a situação no local não é para alarme, muito embora seja uma situação preocupante. Garantem as autoridades que tudo está sob controle e consideram até a possibilidade do rio subir ainda mais. Como o governador esteve em Calçoene, ele deixou para as autoridades municipais que o Estado está pronto para agir no apoio ao que for preciso.


PREÇO DA GASOLINA

O preço da gasolina bateu no limite dos 3 reais e assustou os condutores de veículos de Macapá. As explicações para o aumento não foram dadas até agora. Os motoristas de taxis, sentem-se afetados diretamente e ainda esperam essa explicação. Especulam que os aumentos podem ter relação com a subida do petróleo no mercado internacional, a troca de presidente da Petrobrás e a produção insuficiente de álcool para o mercado.


E O PROCON?

O órgão de defesa do consumidor não passou no primeiro teste da atual administração. Acabou preferindo apresentar justificativas vazias e que, sabem os consumidores, nada tem a ver com o aumento do preço. Os consumidores já estão desconfiados para saber de que lado vai atuar a administração do Procon no Amapá. Se do lado dos consumidores ou não!


AS REFLEXÕES DO PT

Foi realizada no sábado o encontro do Partido dos Trabalhadores – PT com o objetivo de analisar a sua participação no Governo e alinhavar os planos para as eleições de 2012. Como se trata do PT as maiores discordância sobre os temas anunciados e as discussões propostas, estão entre as diversas alas em que está dividido o Partido dos Trabalhadores que não poupam quem quer que seja.


TAPA-BURACO

A Prefeitura Municipal de Macapá está nas ruas tapando buracos dessas vias. Depois de esperar, esperar e esperar, como o apoio não veio de nenhum lado, foi com o que tinha. Nesse momento são muitos os buracos e, por isso, grande o desafio para as equipes que estão nas ruas. O que não pode e desanimar. O desânimo só priora as coisas e aumenta o número de buracos.


A EXTENSÃO DO PREJUIZO

Motoristas e donos de carros estão lamentando os prejuízos que estão tomando por causa dos buracos. Dizem que dobraram, ou mais, as despesas com a manutenção dos veículos que desalinham, arrebentam amortecedores, prejudicam os baixos e até diminuem a vida útil dos peneus.


OS CEM DIAS

No domingo, dia 10, o governador Camilo Capiberibe completa 100 dias na gestão dos interesses do Estado. Período considerado suficiente para que tenha todas as informações indispensáveis para conhecer os problemas da administração e propor as diretrizes do período administrativo.


OS ASSANTOS CONTINUAM

Até agora os planos dos assaltantes de comerciantes, escolas, agencias de serviços estão levando vantagem sobre os contra-planos do sistema de segurança pública do Estado. A audácia dos bandidos em muito a ver com a eficácia preventiva da política, pois, nesse item, os bandidos estão levando larga vantagem.


ICMS

Os prefeitos estão preocupados com a queda de mais de 41% na arrecadação do ICMS no Estado do Amapá. Acontece que parte dessa arrecadação é repassada aos municípios e com a queda, essa cota-parte vai encolher. Como as despesas não encolheram no período e a receita vem a menor, fica claro a quantidade de problemas que vem junto para a administração municipal.


CHOREI

Jucileide Nogueira falou que, mesmo estando muito longe e não conhecendo ninguém daquela escola no Rio de Janeiro, chegou a chorar pelo que viu na televisão. Considera o corrido uma verdadeira tragédia para o Brasil e um sofrimento muito grande pra os familiares daqueles alunos.


MARÉ ALTA

Dizendo que estou com medo da maré alta da Semana Santa e que mora no bairro do Aturiá, Manoel Nunes Santos escreveu dizendo que torcendo para que quando estiver alta a maré não tenha vento. Só isso pode evitar que muitas pessoas passem dificuldade nesse momento. Afirma ter certeza de que não haverá qualquer apoio das autoridades, para as famílias afetadas.


PORTE DE ARMA

Propostas de lei em andamento na Câmara dos Deputados ampliam as possibilidades de porte de arma no país. Somente na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Casa, das 17 propostas em andamento, 11 sugerem conceder porte de armas a categorias hoje proibidas por lei, como agentes de trânsito, por exemplo.


AVALIAÇÃO DOS DEPUTADOS

Na avaliação de deputados e especialistas que atuam na área de segurança a ampliação do porte de arma é prejudicial porque aumenta os riscos de desvio das armas para atividades criminosas, como a tragédia de Realengo, no Rio, quando um jovem armado entrou numa escola, matou 12 crianças e depois se suicidou.


RECOMENDAÇÃO DOS ESPECIALISTAS

Para evitar que o ataque ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira em Realengo, na Zona Oeste do Rio, se torne um trauma entre os estudantes, os especialistas recomendam que o tema deva ser abordado nas salas de aula também em outras escolas. No ataque, doze crianças foram por mortas por um atirador que se suicidou.


REFLEXÃO E SOLIDARIEDADE

É preciso superar a tragédia tirando lições como a reflexão e a solidariedade. Não dá para colocar o problema embaixo do tapete e negar o que acontece. Uma forma de recomeçar seria propor homenagens às vítimas pedindo que os estudantes escrevam cartas aos familiares.

NOTÍCIAS

CONTROLADO Segundo as autoridades que estiveram em Calçoene na quinta-feira a situação no local não é para alarme, muito embora seja uma situação preocupante. Garantem as autoridades que tudo está sob controle e consideram até a possibilidade do rio subir ainda mais. Como o governador esteve em Calçoene, ele deixou para as autoridades municipais que o Estado está pronto para agir no apoio ao que for preciso. PREÇO DA GASOLINA O preço da gasolina bateu no limite dos 3 reais e assustou os condutores de veículos de Macapá. As explicações para o aumento não foram dadas até agora. Os motoristas de taxis, sentem-se afetados diretamente e ainda esperam essa explicação. Especulam que os aumentos podem ter relação com a subida do petróleo no mercado internacional, a troca de presidente da Petrobrás e a produção insuficiente de álcool para o mercado. E O PROCON? O órgão de defesa do consumidor não passou no primeiro teste da atual administração. Acabou preferindo apresentar justificativas vazias e que, sabem os consumidores, nada tem a ver com o aumento do preço. Os consumidores já estão desconfiados para saber de que lado vai atuar a administração do Procon no Amapá. Se do lado dos consumidores ou não! AS REFLEXÕES DO PT Foi realizada no sábado o encontro do Partido dos Trabalhadores – PT com o objetivo de analisar a sua participação no Governo e alinhavar os planos para as eleições de 2012. Como se trata do PT as maiores discordância sobre os temas anunciados e as discussões propostas, estão entre as diversas alas em que está dividido o Partido dos Trabalhadores que não poupam quem quer que seja. TAPA-BURACO A Prefeitura Municipal de Macapá está nas ruas tapando buracos dessas vias. Depois de esperar, esperar e esperar, como o apoio não veio de nenhum lado, foi com o que tinha. Nesse momento são muitos os buracos e, por isso, grande o desafio para as equipes que estão nas ruas. O que não pode e desanimar. O desânimo só priora as coisas e aumenta o número de buracos. A EXTENSÃO DO PREJUIZO Motoristas e donos de carros estão lamentando os prejuízos que estão tomando por causa dos buracos. Dizem que dobraram, ou mais, as despesas com a manutenção dos veículos que desalinham, arrebentam amortecedores, prejudicam os baixos e até diminuem a vida útil dos peneus. OS CEM DIAS No domingo, dia 10, o governador Camilo Capiberibe completa 100 dias na gestão dos interesses do Estado. Período considerado suficiente para que tenha todas as informações indispensáveis para conhecer os problemas da administração e propor as diretrizes do período administrativo. OS ASSANTOS CONTINUAM Até agora os planos dos assaltantes de comerciantes, escolas, agencias de serviços estão levando vantagem sobre os contra-planos do sistema de segurança pública do Estado. A audácia dos bandidos em muito a ver com a eficácia preventiva da política, pois, nesse item, os bandidos estão levando larga vantagem. ICMS Os prefeitos estão preocupados com a queda de mais de 41% na arrecadação do ICMS no Estado do Amapá. Acontece que parte dessa arrecadação é repassada aos municípios e com a queda, essa cota-parte vai encolher. Como as despesas não encolheram no período e a receita vem a menor, fica claro a quantidade de problemas que vem junto para a administração municipal. CHOREI Jucileide Nogueira falou que, mesmo estando muito longe e não conhecendo ninguém daquela escola no Rio de Janeiro, chegou a chorar pelo que viu na televisão. Considera o corrido uma verdadeira tragédia para o Brasil e um sofrimento muito grande pra os familiares daqueles alunos. MARÉ ALTA Dizendo que estou com medo da maré alta da Semana Santa e que mora no bairro do Aturiá, Manoel Nunes Santos escreveu dizendo que torcendo para que quando estiver alta a maré não tenha vento. Só isso pode evitar que muitas pessoas passem dificuldade nesse momento. Afirma ter certeza de que não haverá qualquer apoio das autoridades, para as famílias afetadas. PORTE DE ARMA Propostas de lei em andamento na Câmara dos Deputados ampliam as possibilidades de porte de arma no país. Somente na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Casa, das 17 propostas em andamento, 11 sugerem conceder porte de armas a categorias hoje proibidas por lei, como agentes de trânsito, por exemplo. AVALIAÇÃO DOS DEPUTADOS Na avaliação de deputados e especialistas que atuam na área de segurança a ampliação do porte de arma é prejudicial porque aumenta os riscos de desvio das armas para atividades criminosas, como a tragédia de Realengo, no Rio, quando um jovem armado entrou numa escola, matou 12 crianças e depois se suicidou. RECOMENDAÇÃO DOS ESPECIALISTAS Para evitar que o ataque ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira em Realengo, na Zona Oeste do Rio, se torne um trauma entre os estudantes, os especialistas recomendam que o tema deva ser abordado nas salas de aula também em outras escolas. No ataque, doze crianças foram por mortas por um atirador que se suicidou. REFLEXÃO E SOLIDARIEDADE É preciso superar a tragédia tirando lições como a reflexão e a solidariedade. Não dá para colocar o problema embaixo do tapete e negar o que acontece. Uma forma de recomeçar seria propor homenagens às vítimas pedindo que os estudantes escrevam cartas aos familiares.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

COMO UMA CORRENTE

Rodolfo Juarez

Apesar do processo de gestão de administração ser executado simultaneamente nas várias partes de um todo, por pessoas diferentes e, em regra, com conhecimento adequado às exigências daquele setor específico, ninguém pode esquecer que a administração é única e a gestão responsável pela qualidade do resultado.

O resultado, portanto, variará conforme a eficiência no processo de gestão e obediência aos princípios da administração e qualquer variação fora de controle pode trazer resultados indesejados, tanto para quem executa o trabalho como para aqueles que são os beneficiários do trabalho.

Na gestão pública a repercussão de qualquer desafinação é muito mais sentida do que na gestão privada. E as razões são evidenciadas pelas diversidades de objetivos e até mesmo, pelo gigantismo que tem a administração pública, mesmo em uma pequena unidade de gerência, ou um pequeno município da Federação.

Erra o gestor público que não afina a proposta de ação. Esse erro ganha maior repercussão quando a proposta de ação não considera os pontos frágeis da gestão, mesmo que, isoladamente, a proposta seja muito boa e faça parte da estratégia de gerência para aquele setor específico.

A própria administração estratégica já organiza as ações para que não haja desequilíbrio na oferta de operações, isto é, de pouco adianta ao todo, as ações que privilegiam um setor e não está entrelaçado com os outros.

Pode-se comparar a gestão dos interesses públicos a uma corrente, ou mais propriamente à capacidade de resistência dessa corrente, que é tão forte e tão resistente quanto cada um dos seus elos.

Então, de pouco adianta fortalecer um setor, ou o setor fortalecer-se, sem considerar a capacidade de resistência dos outros setores naquele momento. A corrente será tão forte quanto o mais fraco dos seus elos; ou seja, a gestão será tão eficiente quanto o menos eficiente os seus elos.

A construção da corrente precisa ser cercada de vários cuidados e um deles é o conhecimento que cada “elo” precisa ter do outro “elo”. E existe um momento próprio para isso que se passar sem ser considerado, a “corrente” será desconhecida na sua estrutura e ninguém sabe quando e nem onde vai arrebentar.

A corrente é o plano de gestão.

Ignorar o plano de gestão é um erro grave e que trás consequências para todos. Na administração pública, principalmente na gestão dos interesses da União, de cada Estado e de cada Município, a “corrente” é o plano estratégico. Cheio de pequenas partes (elos) que precisam ser conhecidas de todos e tão resistente quando a necessidade da União, do Estado ou do Município.

É importante que esse conceito invade os órgãos, os departamentos, as divisões, os serviços e as ações programadas que o gestor público, dentro do elo, necessite executar, de forma isolada ou com participação de setores equivalentes e que tenham o mesmo objetivo.

É claro que a tática para execução do plano estratégico de uma gestão varia conforme o momento, que depende do tempo, da capacidade econômica, da expectativa da população. Ignorar esses pontos é buscar a saída para o insucesso.

Isso quer dizer que os pontos fracos de uma administração variam conforme o tempo, a capacidade econômica e a expectativa da população. Cabe aos gestores conhecerem a real situação e intervir conforme a sua capacidade.

Rigor na acessibilidade quando o ponto fraco são os buracos é um erro.

NOTÍCIAS

AVANÇANDO

A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa que tem como presidente o deputado Moisés Souza continua avançando e esta semana já anuncia todas as Comissões Permanentes previstas no Regimento Interno da AL, aprovado que foi no dia 26 de abril de 2006, com a promulgação do texto da Resolução 0091/2006-AL.

PELO REGIMENTO

Conforme consta do Regimento da AL, são 10 as Comissões Permanentes que, ao poucos vão sofrendo um processo de desdobramento, especificando mais as suas atuações e os relatos dos deputados que formam aquelas comissões. A Comissão de Administração Pública, Transportes e Obras Públicas, Indústria, Comércio Minas e Energia já está dividida em três.

SEM GRUPO

A função Relações Internacionais, que pertencia à Comissão de Agricultura, Abastecimento e Política Agrária, ficou sem solta depois que Agricultura e Abastecimento formou uma comissão e Política Agrária, outra. O mesmo acontece com a função Turismo que constituía a Comissão de Turismo e Meio Ambiente. Com a Comissão de Meio Ambiente trabalhando isolada, sobrou a função Turismo.

GRANDE IMPORTÂNCIA

A Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Cidadania é a comissão considerada como uma das mais importantes da Assembléia Legislativa. Será presidida durante o biênio 2011/2012 pelo deputado Charles Marques, do PSDC, atuando na vice-presidência o deputado Edinho Duarte do PP.

NÃO DIVULGADOS

Não foram divulgados os nomes dos presidentes e dos vice-presidentes da Comissão de Direitos da Pessoa Humana, Questões de Gênero, Assuntos Indígenas, da Mulher, do Idoso, da Criança, do Adolescente, do Afro-brasileiro e da Defesa do Consumidor; bem como da Comissão de Saúde e Assistência Social.

VANTAGEM

Por tem a maior bancada, o PDT está presidindo 3 das 11 comissões definidas, enquanto que PSDC, DEM, PT do B, PRTB PRB, PV, PR e PSDB estão presidindo outras 8 comissões. As vice-presidências das comissões permanentes já definidas, são ocupadas por dois deputados do PP, PDT, PPS e DEM. Tem um vice-presidente de comissão o PT do B, o PMDB e o PSDC.

CARAMUJO AFRICANO

Mais uma vez o caramujo africano entra na vida de pessoas que moram perto de baixadas ou de lagos. Em Santana, na Avenida Coelho Neto a infestação é muito grande. Os animais, que são hospederos de entes agressivos à saúde das pessoas, estão subindo pelas paredes e deixando sobressaltada a população daquela importante via de Santana.

PODE TRANSMITIR DOENÇAS

O caramujo africano pode transmitir uma série de doenças para o homem, sendo que as pessoas não devem manipulá-lo sem luvas, pois o simples contato pode causar o contágio. O animal pode ser encontrado em hortas, jardins, plantações e armazéns de grãos e possui uma significativa resistência à seca e ao frio.

COME SE NÃO BASTASSE A DENGUE

Como se sabe, os caramujos em geral gostam de locais úmidos e sombreados. Por isso, ao iniciar a busca do caramujo africano em seu quintal, verifique bem os cantos dos muros, as paredes onde não bate muita luz e os lugares em que possa haver acúmulo de galhos, restos de poda, folhas, madeiras, etc.

MANIPULAÇÃO

A simples manipulação desses moluscos vivos pode causar contaminação, pois dois tipos de microorganismos perigosos são encontrados em sua secreção. Um deles é o Angiostrongytus costaricensis, causador da angiostrongilíase abdominal, doença que pode resultar em morte por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal. Os sintomas são dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômito.

PROFESSORES CUNTINUAM FALTANDO

Apesar da aprovação da Lei dos Contratos Administrativos, cujo projeto foi enviado pelo governador á Assembléia Legislativa, a situação atual não está convencendo os professores que continuam faltando. Segundo denúncia recebida pela coluna, a Escola Estadual Elizabeth Esteves está praticamente sem aula no 2º grau. Os professores são do contrato e não estão recebendo.

ENTRADA E SAIDA

Os moradores do Bairro Zerão, estão pedindo que pelo menos seja dada condição em duas ruas no Bairro – uma pra entrar e outra para sair. As outras podem até serem, nesse período, usadas como via local, isto é por elas só circulam os veículos dos moradores. Essa é uma solução de emergência, pois o bairro está apresentando grandes dificuldades.

PÁSCOA

O domingo de Páscoa será agora em abril, no dia 24. Os preparativos estão sendo feitos e as propagandas dos “ovos de páscoa” é intensa na grande mídia. Os brasileiros formam um dos povos que mais consomem chocolate no mundo e, nessa época, o consumo superar, há muito o ano anterior.

CAI A ARRECADAÇÃO DO ICMS

Chega a 41,35% a queda da arrecadação do ICMS, no mês de março deste ano (2011) em comparação com o ano passado (2010). Foram arrecadados em março de 2011 R$ 34.603.002,96 enquanto que em março de 2010 a arrecadação do ICMS chegou a R$ 59.008.925,43. O ICMS é o principal imposto arrecadado pelo Estado. No ano passado foram R$ 478,87 milhões arrecadados.

NO TRIMESTRE

Até agora as projeções indicam que no primeiro trimestre de 2011 será arrecadado, no geral, menos do que foi arrecadado em 2010. No ano passado foram mais de R$ 153 milhões e este ano, ao que tudo indica a arrecadação não chegará aos R$ 150 milhões. Uma queda que vai obrigar o setor de receita do Estado a achar os motivos da queda.

terça-feira, 5 de abril de 2011

SAÚDE NA VERSÃO DO SECRETÁRIO

Rodolfo Juarez

No final de semana tive oportunidade de participar de entrevista com o secretário de Estado da Saúde, Evandro Gama, que falou de gestão, de administração e de execução dos programas do Estado, inclusive deixando claro que já elegeu o principal problema de sua gestão – o sucateamento físico que encontrou na Secretaria.

Como responsável pelo comando do sistema estadual, deixou claro que compreende que precisa ser o comandante das ações estaduais que o setor precisa empreender e falou, também, das dificuldades que vem encontrando para começar, sendo que as iniciativas até agora tomadas são, todas elas, levadas pela emergência de cada ocorrência.

Foi assim no caso do sequestro do bebê na maternidade, no caso da contratação, não pelo menor preço, de fornecedores e prestadores de serviço para a Secretaria de Saúde, como está sendo na ação para o combate do avanço da dengue em Macapá e Santana, os dois centros urbanos mais habitados do Estado.

Fez questão de destacar que durante a sua gestão não se vê obrigado a continuar com o sistema que foi adotado até dezembro de 2010 e que está disposto a mudar os contratados, nem que seja para trazer empresas de fora do Estado.

Com relação às empresas locais de prestação de serviço e fornecedora de material, principalmente medicamentos e equivalentes, não vai aceitar aquelas que não têm o certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, eliminando essas empresas na primeira parte dos certames licitatórios.

Com relação à administração, mostrou-se consciente de que ainda precisa de melhora adaptação ao sistema e que precisa contar com pessoas que tenham os mesmos princípios que os seus quando olha a administração da saúde no Estado do Amapá, uma questão que é grave em todo o país, com falta de leitos, falta de médicos e prédios para atendimento.

A execução dos programas de saúde própria do Estado e aqueles que têm participação do Estado garante que ainda precisa melhorar muito e que os planos, apesar de repetidos todos os anos, precisam ser atualizados para poder melhorar a sua eficácia.

O desafio de enfrentar a dengue, a febre tifóide, a malária, a catapora e tantas outras moléstias que desafiam o setor de saúde no Estado do Amapá deve contar com o apoio dos prefeitos, dos vereadores e das comunidades que moram nas diversas partes do Estado.

Obras inacabadas, manutenção inadequada dos prédios e falta de equipamentos de ponta (e até de macas), entraram na lista de prioridade da Secretaria da Saúde. Esse, pelo menos, é o anúncio do secretário Evandro Gama.

Com relação ao boato que correu os quatro cantos do Estado falando da exoneração de Evandro Gama do cargo de Secretário de Estado da Saúde, ele mesmo garantiu que a origem poderia estar relacionado aos recentes enfrentamento que teve com alguns empresários, contumaz fornecedor de serviço e material para a secretaria, que poderiam estar descontentes com as decisões que tomou logo que assumiu o cargo de secretário de saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde tem se revelado uma das mais complexas secretarias de estado e palco de diversos escândalos que abalaram diversas gestões que passaram por ali nos últimos anos.

O Orçamento Anual do Estado do Amapá não destina mais do que os 12% obrigatórios para o setor e, com as dificuldades do SUS para o Amapá, os resultados não têm sido os melhores.

NOTÍCIAS

NÃO ESTOU PENSANDO EM SAIR

O secretário de Estado da Saúde, Evandro Gama, afirmou que não está pensando em deixar a secretaria. Segundo ele o que aconteceu foi o rastilho de um boato, plantado por pessoas ligadas às empresas fornecedoras da Secretaria de Saúde por muito tempo, que não estavam preparadas para atender às exigências previstas em Lei e cobradas pela nova gestão.


DENGUE

Para o secretário Evandro Gama, da Saúde, a Dengue é um problema que vai ser enfrentado por todos. Acredita que as autoridades de saúde dos municípios e do Estado encontraram o ponto comum e estão trabalhando para incluir a população no avanço contra o mosquito transmissor. O mesmo deve acontecer com as outras doenças que estão preocupando as autoridades locais.


ALTO RISCO

Quando a população da cidade de Macapá passou da “situação de alerta” para a “situação de alto risco”, com a elevação do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) de 3,5% do Índice de Infestação Predial (IIP) para 4,5%, ficou claro que precisaria ser estabelecido condições de enfrentamento ao mosquito. E que, nesse período, dizem as autoridades sanitárias, “não é fácil”.


FARMÁCIA BÁSICA

De acordo com a Resolução nº 020/2010-CIB-AP, o valor do repasse anual para os municípios, para a aquisição de medicamentos para a Farmácia Básica corresponde a dois reais por habitante por ano. Para o Município de Macapá, com 366.484 habitantes na época, o valor que será repassado durante o ano de 2011 é de R$ 732.968,00 o que dá, por mês, o valor de R$ 61.080,67.


MUNICÍPIOS QUE NÃO RECEBEM

Os municípios de Vitória do Jarí, Calçoene, Cutias e Itaubal não recebem nem os R$ 2,00 por habitante/ano porque não apresentaram documentação do Fundo Municipal de Saúde para cadastro do Sistema. A situação dos quatro municípios inviabiliza o empenho dos recursos e repasses financeiros, assim informam as autoridades do Fundo Estadual de Saúde.


LADRÃO DE MARABAIXO

Está confirmado para os dias 8, 9 e 10 de abril, portanto para o próximo final de semana, a realização do Primeiro Festival de Ladrão de Marabaixo do Estado do Amapá. Já foram definidas as 20 músicas que farão parte de um DVD que será patrocinado pela Confraria Tucuju. Serão distribuídos 20 mil reais em prêmios entre os três melhores classificados e a melhor apresentação.


SALOMÃO ALCOLUMBRE

O final de semana dos amapaenses foi abalado pela morte do empresário Salomão Alcolumbre. Com 64 anos de idade (faria 65 no dia 7 de julho), Salomão morreu em uma fazenda no baixo Araguari, de enfarto. Era segundo suplente para o cargo de Senador da República e empresário. Um dos maiores empregadores individuais do Estado do Amapá.


CONSELHO DE GESTÃO (1)

Terminado o primeiro trimestre do ano, o Conselho Estadual de Gestão Fiscal, órgão de deliberação coletiva da Administração Pública Estadual, vinculado diretamente ao Gabinete do Governador e formado pelos mandatários da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e do Governo do Estado.


CONSELHO DE GESTÃO (2)

A Lei Estadual nº 1.452/2010, mando o Conselho reunir uma vez a cada mês, através de convocação de seu presidente, ou, extraordinariamente na forma estabelecida no seu regimento interno. Passados ¼ do atual governo e se aproximando a data limite do envio da proposta do Plano Plurianual e do projeto de lei para as Diretrizes Orçamentárias para 2012, o momento é oportuno para a reunião.


TERCEIRO

Saiu o terceiro Boletim “Acompanhe seu Deputado”. A publicação é da Câmara Federal e refere-se ao período entre 19 de março de 2011 e 1º de abril de 2011. O boletim destaca a participação do deputado federal em: 1) Projetos de lei e outras proposições apresentadas; 2) Proposições Relatadas; 3) Movimentação Parlamentar; 4) Notícias veiculadas na Agência Câmara de Notícias e na Rádio Câmara.


OS OUTROS

Até agora já forma colocado à disposição de todos aqueles que buscam as informações três boletins os quais se referem aos seguintes períodos de atuação do parlamentar: de 04 de fevereiro a 04 de março; de 05 de março a 18 de março; de 19 de março a 1º de abril.


INDIO QUER PSD

O ex-deputado federal Índio da Costa, que concorreu como vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), anunciou já confirmou que se filiará ao PSD, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Índio da Costa terá a missão coordenar o PSD no Rio, tendo como primeiro objetivo buscar adesões para o novo partido.


GERAÇÃO “BABY BOOMER”

Os representantes dessa geração cresceram e ingressaram no mercado no período em que o Brasil vivia uma ditadura militar. Não apenas aqui, mas em boa parte do mundo, esses trabalhadores se acostumaram a seguir estruturas hierárquicas rígidas. Pessoas que têm como princípio “vestir a camisa” da empresa. As gerações seguintes, denominadas X, de nascidos de 1955 a 1967, e Y, de nascidos de 1968 a 1990, se preocupam mais com o ambiente de trabalho e com o crescimento imediato na carreira.


PALAVRA DO LEITOR

O leitor da coluna Manoel Fernandes diz que “já não dá mais para entender o que está acontecendo com os nossos administradores. A cidade está virando um buraco só. Não tem mais uma rua que se possa dizer que está cem por cento. A própria Cândido Mendes, a rua do comércio, está com cada cratera que é uma lástima. É preciso agir com rapidez.”

domingo, 3 de abril de 2011

NÃO LEVOU A SAUDADE

Rodolfo Juarez

Não adianta imaginar o impossível. Não adianta pensar que o tempo pode voltar. Tem-se que entender as regras da natureza, as regras que estão postas muito antes de nascermos e que se perpetuam na passagem de cada segundo.

O que foi feito, foi feito!

Mas, mesmo assim, é importante procurar as explicações por tudo que tivemos oportunidade de viver, principalmente naqueles momentos mais cruciais, com viés que sugerem desafios, propõem testar a responsabilidade.

Viver o presente e projetar o futuro é uma disposição que sempre precisamos ter, dispor e confirmar a cada dia, a cada minuto, mas nem por isso, suficiente para encher todos os vasos que precisam se comunicar, com tudo o que construímos durante a nossa caminhada enquanto vivos.

É por isso que ainda não entendi o que vou fazer com todo o esforço que desprendi para chegar até aqui. Esforços às vezes que superavam as minhas condições e que me deixaram muito cansados e quase esgotados, precisando de paciência, prudência e mais esforço para recuperar a vitalidade.

Muitas coisas ficaram marcadas pelo que fiz sozinho e, entre essas coisas, está o acúmulo de conhecimento. Cada dia mais, mais e mais. E cada dia um desafio diferente, que não pode ser vencido pelo conhecimento que já foi armazenado e que precisa se juntar com outros para poder seguir em frente.

Outras coisas ficam marcadas pelo que se faz junto com outras pessoas. E ai, quando bem feitas, marca muito mais. Pois o sentimento do agradecimento é tão forte, tão presente, que a valorização do apoio recebido ganha dimensões que superam qualquer volume que se possa inicialmente imaginar.

Pais e filhos, parentes que a gente não escolhe, têm menos entradas que aquelas pessoas que a gente escolhe, entre tantas para destacar, valorizar, respeitar e agradecer pela oportunidade que nos é dada para conviver, trabalhar, construir, conhecer e dividir os conceitos e os sonhos.

É claro que a gente escolhe essas pessoas! Acho que a gente descobre, às vezes, por acaso, outras por absoluta insistência e coragem.

Não são poucas as vezes que a sociedade impõe limites que estreitam os nossos caminhos. Todos os dias, precisamos lutar para alargá-lo e estar atento para não permitir que nos amassem ou nos envolva, eliminando nossas forças e nos tirando do comando de nós mesmos.

Quando não se tem as pessoas certas do nosso lado, os perigos são bem maiores, as dificuldades são tantas que não nos dão oportunidade para vencê-las, se não com muita dedicação e especial esforço.

Eu tive, ao longo de minha vida, a proteção especial de uma pessoa especial. Daquelas pessoas ímpares, que têm presença discreta e força multiplicada. Que age na hora certa, mostra que a vida não é apenas de bons resultados. Quem tem muitas curvas perigosas, mas que todas elas, podem ser caminhadas sem exigências maiores do que aquelas que não teríamos condições de superá-las.

A Josinete foi assim!

Ela que morreu há cinco anos, no dia 3 de abril de 2006, ainda está muito presente na minha vida, ainda me deixa reflexivo por muito do que fez de bom para todos nós e, estou chegando à conclusão que fez tudo depressa, pois tinha o sentimento que o tempo dela era mais curto que o meu.

Foi mas não levou a aminha saudade!