segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Eleições 2012 - Registros & Dados

ABSTENÇÃO
A abstenção em Macapá, na eleição de 2012, foi maior que a registrada na eleição de 2008 em 1,39 pontos percentuais. O aumento na abstenção tem dois componentes importantes: o fraco desempenho da candidata do Governo durante a campanha e a qualidade da própria campanha. Os ataques e contra ataques patrocinados pelo candidato do Governo e o candidato à reeleição forma decisivos para o aumento da abstenção.
VOTOS NULOS
Os eleitores ainda usaram bastante a alternativa do voto nulo e do voto em branco. Para prefeito a soma desses dois tipos de decisão do eleitor chegou a 4,78% e, para vereador, esse total alcançou 4,82%. O percentual de votos nulos para vereador está inflado devido terem continuado no pleito 8 candidatos na condição de sub judice, ou seja, esperando decisão do TSE sobre o pedido de registro de candidatura. Os votos dados para esses candidatos estão contados como nulos.
VOTOS DE LEGENDA
Mais uma vez os votos de legenda alcançaram boa aceitação dos eleitores. 12.410 eleitores (6,08% dos votos válidos) não escolheram nenhum dos 334 candidatos a vereador. Preferiram votar apenas no partido. O número é significativo, mas apesar de não ser nominal, vai para as contas que definem o número de vagas. Agora se todos eles fossem dados para um mesmo candidato ele teria mais do dobro do candidato mais votado.
NOTA ZERO
Dos 334 candidatos que estavam na lista do Tribunal Superior Eleitoral para receber os votos dos eleitores, 21 acabaram ficando com nota zero. Se destes forem descontados os 8 que estavam disputando sub judice, pelo menos 13 dos 334 candidatos (3,89%) ou não foram votar ou, se foram, votaram em outro candidato. Uma questão que precisa ser analisada pelos partidos.
VEREADORES ELEITOS
Foram eleitos para a Câmara Municipal de Macapá 23 vereadores, assim distribuídos por partido: 03 (PSB), 03 (PR), 02 (PP), 02 (PDT), 02 (PSDB), 02 (PSOL), 02 (PMDB), 01 (PTC), 01 (PTB), 01 (DEM), 01 (PSC), 01 (PV), 01 (PT) e 01 (PCB). O candidato mais votado foi do PR, Aline Gurgel, com 4.771 votos.
VOLTARAM NOVE
Dos 16 vereadores que estão encerrando a atual legislatura, 2 não concorreram à reeleição (Rilton e Clécio), 5 foram derrotados nas eleições (ainda é preciso analisar a votação do vereador Luizinho (PT) que está sub judice no TSE) e 9 foram reeleitos e ganharam mais 4 anos de mandato. Os reeleitos, são: Acácio Favacho (PMDB), Washington (PSB), Ruzivan (PDT), Carlos Murilo (PSC), Jaime Perez (DEM), Marcelo Dias (PSDB), Adriana Ramos (PTC), Grilo (PV) e Nelson Souza (PCB).
REPRESENTATIVIDADE
O total de votos obtidos pelos 23 vereadores que foram eleitos para a Câmara Municipal de Macapá é de 74.357 votos, o que representa 36,43% do total de votos válidos apurados para a eleição de vereador. Isso significa dizer que os outros 311 candidatos que não foram eleitos representam 63,57%. Pense nisso...
COMEÇOU ONTEM
Desde ontem que os coordenadores das campanhas dos candidatos que passaram para o segundo turno de votação que acontecerá no dia 28 de outubro, começaram a marcar os encontros na cata de apoio, principalmente dos concorrentes que ficaram fora. PSB, DEM, PSTU e PC do B na mira, mas também estão sendo procurados os partidos aliados desses como e principalmente o PT e o PTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário