Rodolfo Juarez
No começo da semana
o governador do Estado, Clécio Luis, e senador Davi Alcolumbre, anunciaram o
início de uma obra de envergadura para os interesses sociais e econômicos de
Macapá, Santana e Região e participaram da assinatura da Ordem de Serviço (OS)
referente ao contrato de pavimentação, com restauração e modernizar, com
modificações significativas em sua estrutura, da Rodovia Josmar Pinto e que
tinha o nome de Rodovia Juscelino Kubitschek (Rodovia JK).
A rodovia
Macapá/Fazendinha como fora chamada durante a sua implantação, fora construída
e mantida nos seus primeiros anos, pelo Serviço Municipal de Estada de Rodagem
– SMER, da Prefeitura Municipal de Macapá, com objetivo de integrar Fazendinha,
como balneário, à cidade de Macapá, devido às suas características favoráveis e
o pedido de parte da população da cidade.
A rodovia de terra
batida havia se tornado o principal acesso ao Seringal João Cleofas, um
experimento patrocinado pelo Ministério da Agricultura com a participação do
Governo do Território do Amapá.
Na década de 70 o
seringal havia definido dois locais para realizar as experiências: o primeiro
localizado na área onde hoje é a Expofeira e o segundo, na área invadida, em
2008, durante uma campanha eleitoral.
Na época, Santana
era um distrito de Macapá, e só se tornou município em 1987, no dia 17 de
dezembro, pela Lei Federal n.º 7.639. O limite das terras do município de
Santana, por ocasião do desmembramento, veio até o Igarapé da Fortaleza.
A Industria de
Comércio e Minérios S.A – Icomi, exploradora do manganês de Serra do Navio,
detinha a propriedade (ou posse) de toda a orla, até o então Balneário do
Araxá, hoje um bairro de Macapá.
Em 1970, com
recursos do Governo Federal, o Governo do Amapá que tinha como governador
Ivanhoé Martins, (1967 a 1972), através da Prefeitura de Macapá, teve a pista
de rolamento da rodovia tratada com asfalto a frio. A Rodovia
Macapá/Fazendinha, ainda sem canteiro central, não tinha iluminação em toda a
sua extensão.
Em 1972, o
Município de Macapá, cujos prefeitos eram nomeados pelo Governador do
Território até 1985, recebeu a incumbência de realizar o prolongamento da
Rodovia da Fazendinha até o Igarapé da Fortaleza, para integrar o município de
Macapá com o recém-criado município de Santana. A incumbência fora para
implantar e construir a rodovia Salvador Diniz, uma homenagem ao
secretário-geral do Governo do Território, que havia morrido em um acidente
automobilístico na BR-156.
Em 1996, como uma
proposta inovadora de “lama asfáltica” o governo do Estado autorizou o
asfaltamento da já denominada Rodovia Juscelino Kubistchek. A proposta não deu
certo e o asfaltamento foi efetivado com areia-asfalto quente, com um canteiro
central separando as duas pistas de rolamento. O contrato foi assinado com o
empresário da Construção Civil, Josmar Pinto, que agora dá nome à Rodovia.
Trata-se de uma
estrada que precisa ser recuperada desde a sub-base em com áreas permanentemente
molhadas e com a construção de acostamentos que também servirão como áreas de
fuga.
A articulação da verba necessária para a realização da obra foi articulada pelo senador Davi. São R$ 58,7 milhões destinados para a construção da rodovia, recurso da Codevasf, uma empresa do Ministério do Desenvolvimento Regional que tem como ministro do ex-governador do Amapá, Waldez Góes.
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