quarta-feira, 4 de maio de 2011

PARCERIA

Rodolfo Juarez
O Grande Dicionário Enciclopédico Novo Brasil, organizado por Hamílcar de Garcia e Ubiratan Rosa, conceitua parceria como um substantivo feminino que significa “reunião de indivíduos para um fim de interesse comum; sociedade; companhia; combinação”.
E o que é uma parceria? O Aurélio define isto como: “Reunião de pessoas que visam o interesse; sociedade.” No mundo dos homens e entre os homens há sempre a obrigação de fazerem parcerias para sobreviverem seja entre seus países, seja entre os seus estados ou entre os bairros onde vivem.
Parceria é uma relação de colaboração entre duas ou mais pessoas com vista à realização de um objetivo comum.
Deixando isso ainda mais simples: ser parceiro significa que você escolhe não fazer algo sozinho. Você depende do outro para obter os resultados desejados por ambos.
Ainda falando de parcerias, lembremos as que resultaram em grandes negócios, como os mais famosos e comentados negócios de internet; Larry Page e Sergey Brin (Google), Mark Zuckerberg, Andrew McCollum e Eduardo Saverin (Facebook), Evan Willians e Biz Stone (Twitter).
É fato que nem todas as parcerias resultam em benefícios iguais para todas as partes. Mas, não é porque alguns não seguem a risca o significado dessa palavra que não devemos apostar nela.
Entendo o receio de muitos quando se trata de parceria, mas algo que é importante frisar neste aspecto é que você deve arriscar. Não em algo infundado, você deve sim, avaliar os prós e contras antes de encarar uma parceria, mas insegurança é algo que não pode existir nos negócios. Certamente os fundadores do Google, Facebook e Twitter se arriscaram, mas deram certo. Mas foi preciso arriscar para saber.
É necessário quebrar o paradigma do faz-tudo. Casas e ruas não precisam ser feitas pela mesma pessoa. Todo bom profissional deve, por obrigação, se manter informado sobre tudo o que acontece no seu meio, mas ele não precisa fazer de tudo.
É ai que entra a parceria.
Não podemos esquecer que a "parceria" é um relacionamento de igualdade entre partes. Na palavra-chave "independente" observa-se que de alguma forma somos interdependentes. Embora o trabalho direcione para uma independência comunitária, não pode ficar totalmente independente.
O real objetivo é que as comunidades devem ter parcerias com as autoridades do Estado, do Município ou do Distrito e trabalhar em prol de um relacionamento mais igual.
A parceria é uma união de forças e de objetivos comuns para criar sinergia, quando as forças são multiplicadas e não apenas somadas.
Aqui entre nós, a expressão parceria, em um contexto organizacional, significa uma aliança estratégica entre duas (ou mais) organizações, através das quais todas saem ganhando.
Observando esses conceitos, por quantas anda a parceria entre o Estado do Amapá e o Município de Macapá; entre o Governo do Estado e a prefeitura de Macapá, entre o governador Camilo e o prefeito Roberto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário