sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O mentiroso

Rodolfo Juarez
Na semana passada tratamos aqui de um tema que revelou a indignação de muitos dos leitores que não aceitam o comportamento do puxa-saco. Pois bem, agora vamos tratar de outro comportamento, também importante, o do mentiroso.
O mentiroso é diferente do puxa-saco!
Enquanto aquele se esmera em cuidar para atender o “chefe”, o mentiroso pode ser o próprio “chefe” ou utilizá-lo como porta-voz daquele que sabe não ter condições de realizar, mas que promete com tanta convicção que ninguém duvida.
Você pode encontrar o mentiroso em qualquer parte da cidade em que vive, em qualquer grupo em que tenha relacionamento, ou mesmo disperso por ai, apenas mentindo, às vezes de forma tão descarada que a primeira impressão é que se trata de um verdade inconteste.
Aliás, o mentiroso mais perigoso é aquele que mente sem alteração em qualquer músculo, qualquer lugar do corpo. É tão treinado que dá a impressão que ele mesmo acredita no que está dizendo, muito embora ele mesmo saiba que tudo o que diz não passa de uma irremediável mentira.
Livrar-se do mentiroso é muito difícil. Ele atinge grupos pequenos de pessoas, mas pode, perfeitamente, atingir multidões, não deixando quaisquer dúvidas entre aqueles que atentamente ouvem as suas mentiras.
Os mentirosos são perigosos!
O mentiroso profissional é muito mais perigoso ainda, pois, além de mentir, ele tem a capacidade de treinar para que a mentira não deixe qualquer dúvida e os interlocutores só descobrirão a falseta quando forem, depois de algum tempo, conferir aquilo que foi prometido e não foi realizado ou cumprido.
Por ser perigoso é preciso ter muito cuidado com os mentirosos. E eles não são poucos, estão sempre soltos por ai, esperando uma oportunidade para mostrar a sua nova “peça”, sempre com adornos adequados aos interlocutores.
No Poder, os mentirosos fazem estragos!
E não são poucos aqueles que conseguem, utilizando subterfúgios, convencer de que a sua proposta é boa para uma coletividade.
Esse tipo de mentiroso é mais comum quando pretendem ascender a um cargo de mando, seja em um grupo de pessoas, ou de uma coletividade. Apesar de todo cuidado que se venha ter com os mentirosos, sempre há a possibilidade de todos serem iludidos pelo mentiroso para alcançar os seus objetivos.
Basta observar que nenhum mentiroso assume a sua condição, muito embora alguns deles sejam profissionais, esteja sempre do seu lado, ou circulando às suas proximidades. Isso não significa de que não está sujeito à uma mentira daquele que se tronou em um profissional mentiroso.
Afastar-se dele pode até não ser a melhor decisão.
Ele vai atrás, apanhá-lo desprevenido e assim, além de mentir para você vai iludi-lo a tal ponto que quando descobrir já está na casa do sem jeito.
Procure observar, olhar ao seu redor e perceber que tem mais mentiroso do que você imaginava e que são ativos, são persistentes e sempre dispostos a inovar na mentira, ser criativo no convencimento, não importando qual o veículo que utilize ou qual o cargo que ocupe na sociedade.
Você conhece algum mentiroso?
Experimente fazer uma lista e, certamente, você vai perceber o número é bem maior do que aquele que havia imaginado no início. Afinal de contas, pode-se garantir: tem mentiroso para todas as ocasiões.
Também faça a lista de mentiras que vê contar e vai perceber que se trata de uma quantidade muito maior do que aquela que imaginava.
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário