Rodolfo Juarez
Está se
constituindo uma verdadeira dor de cabeça para os que são afetados, a
insistência e a persistência de espertalhões que querem tirar vantagem, enganando
aposentados e pensionistas, os que recebem o Auxílio Brasil e empregados
públicos, fazendo chegar aos seus e-mails, principalmente, avisos falsos
informando que ganharam prêmios, tiveram crédito aprovado, deposito em conta e
mais uma infindável série de falsas informações sobre a relação daqueles com os
respectivos bancos.
Apenas em dois dias
recebi “comunicados”, via e-mail, da loja Marisa, do Banco do Brasil, da Vivo,
dois da Caixa Econômica Federal, dois da Serasa, e mais dos bancos Inter, Pan,
entre outros.
O texto que vem
construído é extremamente convincente e orienta para que o recebedor dos
“avisos” tecle em um botão eletrônico que faz parte da comunicação fraudulenta,
para “ver pontuação”, conhecer dados do “PIX” da remessa, “ver saldo atual”,
“coletar vale prêmio”, “aprovar depósito”, “recusar depósito”, “coletar
prémio”, etc.
Instituições como
Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Marisa, Vivo, entre outras,
com as quais se tem natural relacionamento de confiança, parece que não estão
levando a sério a situação e os menos avisados e até os bem avisados, naquele
“minuto de bobo” pode clicar no botão e escancarar as suas contas bancárias
para os bandidos que contam exatamente com esse vacilo.
Os e-mails que
recebi são de alex@ualbr.com, ual mesmo, enviando em nome
da Caixa Econômica Federal (dois, nos na sexta e no sábado) da Serasa (dois, na
sexta e no sábado), da Vivo (um, na sexta). O outro e-mail é
“alicd@criarcurriculobr.com”, em nome do Banco do Brasil (um e-mail) e da
Marisa (um e-mail).
Um que eu recebi,
no dia 16 de julho, às 20h01, como se vindo do Bradesco e que tinha o seguinte
texto: “Preciso te informar. BRADESCO. Olá, Rodolfo. Meu nome é Leonardo, sou
gerente do Banco Bradesco. Através deste e-mail, venho te informar que enviamos
o cartão solicitado para o endereço que nos informou no cadastro. No entanto o
cartão não foi entregue pois não havia ninguém para receber no local. Isso
porque se trata de um cartão de alto limite e, então necessita de uma melhor
segurança. Sendo assim saiba que vai ser necessário vir até nossa agência para
poder buscá-lo. Clique.
Não cliquei, mas
fiz o print da mensagem e mantive contato com o meu gerente no Bradesco que me
respondeu por mensagem de voz: “Olá, seu Rodolfo, boa tarde, tudo bem? Não
procede essa informação (e segue a mensagem que arquivei para eventuais
necessidades0”.
O fato é que a
situação é preocupante, pois vai que no momento de bobeira se clique e o
bandido se aproveite. O prejuízo é certo!
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