quinta-feira, 20 de março de 2025

A comunicação que levanta, também derruba!

Rodolfo Juarez

A comunicação é o ato de trocar informações entre duas ou mais pessoas, por meio de signos e regras semióticas compreendidas por todos. A palavra comunicação vem do latim communicatio, que significa "compartilhar", "dividir", "distribuir". Ela, a comunicação, é eficiente quando o receptor entende tudo o que foi passado no menor tempo possível. 

Sabe-se que a comunicação pode ser verbal, não verbal, escrita, por meio de desenhos ou esquemas. Pode ser visual por meio de imagens, como fotografias, desenhos, gráficos, infográficos, tabelas e arte. Pode ser exercitada por meio de registros físicos ou virtuais, como e-mails, blogs, anúncios, cartas, redes sociais. Pode ser corporal, por meio de postura, gesticulação, expressões faciais, olhares. Pode ser não verbal, por meio de vestimenta, modo de agir, de sentar-se, de mover o corpo, tom de voz, entre outros. 

A comunicação tem como objetivo partilhar uma ideia, a fim de tornar uma informação comum para uma ou mais pessoas. 

A comunicação falha quando a mensagem não é transmitida com clareza ou não é entendida corretamente pelo receptor. Isso pode levar a mal-entendidos, desinformação e decisões equivocadas. 

São várias as causas de falha na comunicação. Algumas delas: falta de clareza na mensagem, uso de termos técnicos ou jargões, mensagem passada de forma incompleta e, também, quando há os “conhecidos” ruídos de comunicação, quando há falta de feedback do receptor, quando o comunicador é despreparado,

A comunicação falha quando o comunicador não sabe lidar com as diversidades dos setores e perfis profissionais ou é difícil a comunicação entre as equipes que buscam o mesmo objetivo. Por isso, é importante evitar termos vagos ou complexos demais, ser organizado e preparado e, fundamentalmente, admitir quando não está cem por cento seguro.

O presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, no momento, é o maior produtor de memes nas redes sociais, principalmente naqueles que se dedicam à análise de desempenho dos políticos e, por quê? Por comunicação ruim!

Questões recente como:

1. "Se o cara é corintiano, tudo bem", dito no dia 16 de julho 2024, durante uma reunião no Palácio do Planalto, querendo lamentar uma pesquisa que mostrava o aumento da violência quando mulher, veio com essa: “se o cara é corintiano, tubo bem”.

2. "Quando vai fechar a porteira?", dita durante a entrega de apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida, em Maceió, questionando uma senhora que tinha 5 filhos.

3. "Uma máquina de lavar roupa é uma coisa muito importante para as mulheres": querendo destacar as tarefas domésticas das mulheres.

4. "Que monstro vai sair do ventre dessa menina?" Questionando por que uma menina é obrigada a ter um filho de um homem que a estuprou.

5. "Desequilíbrio de parafuso". Em um discurso feito após um ataque a uma creche em Blumenau (SC), Lula afirmou que cerca de 15% da população poderia ter "problemas de desequilíbrio de parafuso", relacionando deficiência intelectual à violência.

6. "Banco Central: a única coisa desajustada do Brasil". Durante uma entrevista à rádio CBN, em 18 de junho, quando o presidente criticava a política de juros do Banco Central.

E as  mais recentes: “se está caro não compre”, “quero saber quem está passando a mão no ovo”, chegando a afirmar que colocou uma “mulher bonita” na articulação política para conversar com Hugo Mota e Davi Alcolumbre.

O presidente jura que “não quis dizer isso”, mas disse. Resultado: comunicação ruim, resultado duvidoso!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário