segunda-feira, 12 de julho de 2021

Crise de qualidade nas obras da Prefeitura de Macapá

 Rodolfo Juarez

As obras a céu aberto que estão sendo realizadas sob a fiscalização da Prefeitura Municipal de Macapá, como os serviços de lançamento ou reparos de linhas de esgoto, drenagem, linha d’água, meio fio e calçada, bem como sinalização horizontal, estão passando por uma crise de qualidade. Qualidade na execução, na programação e, principalmente, no respeito com os que já estão instalado ao longo das vias (ruas e avenidas)

 A qualidade na execução está relacionada ao tipo de equipamento utilizado, os materiais aplicados e a própria execução que deveria ter merecido uma discussão técnica para encontrar a melhor forma de realizar os serviços.

A programação deixa a impressão que não houve estudo para atender ao que está acontecendo na via, uma vez que quando o serviço é em área comercial, há um completo descuido com o respeito aos consumidores, aos lojistas e às empresas, quando, sem qualquer zelo, produz poeira ou fecha o trecho, inviabilizando a passagem ou a manutenção das portas abertas naquele local.

Não há respeito com o cenário geral, deixando a obra correr sem considerar o local em que estão trabalhando. Fecha-se a rua sem qualquer aviso, produz-se poeira da forma mais primária, não trabalha sábado à tarde e nem por todo o dia de domingo, como se isso fosse a regra independente dos transtornos que uma obra de via urbana causa para toda a população.

Se tem alguma programação de ação essa programação está muito mal feita.

Não há, em qualquer lugar às proximidades onde os serviços estão sendo feitos, a informação obrigatória, em placas ou outro tipo de comunicado local, do que está sendo feito, o prazo de execução e o valor, itens obrigatórios em toda obra pública para que o contribuinte saiba que aquele serviço está sendo feito com os tributos que paga.

Não custa nada para a Prefeitura de Macapá melhorar essa comunicação com o contribuinte. Aliás, a maioria dos executores de obras públicas cumpre essa obrigação, a Prefeitura de Macapá não pode ficar fora dessa conformidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário