domingo, 3 de abril de 2011

NÃO LEVOU A SAUDADE

Rodolfo Juarez

Não adianta imaginar o impossível. Não adianta pensar que o tempo pode voltar. Tem-se que entender as regras da natureza, as regras que estão postas muito antes de nascermos e que se perpetuam na passagem de cada segundo.

O que foi feito, foi feito!

Mas, mesmo assim, é importante procurar as explicações por tudo que tivemos oportunidade de viver, principalmente naqueles momentos mais cruciais, com viés que sugerem desafios, propõem testar a responsabilidade.

Viver o presente e projetar o futuro é uma disposição que sempre precisamos ter, dispor e confirmar a cada dia, a cada minuto, mas nem por isso, suficiente para encher todos os vasos que precisam se comunicar, com tudo o que construímos durante a nossa caminhada enquanto vivos.

É por isso que ainda não entendi o que vou fazer com todo o esforço que desprendi para chegar até aqui. Esforços às vezes que superavam as minhas condições e que me deixaram muito cansados e quase esgotados, precisando de paciência, prudência e mais esforço para recuperar a vitalidade.

Muitas coisas ficaram marcadas pelo que fiz sozinho e, entre essas coisas, está o acúmulo de conhecimento. Cada dia mais, mais e mais. E cada dia um desafio diferente, que não pode ser vencido pelo conhecimento que já foi armazenado e que precisa se juntar com outros para poder seguir em frente.

Outras coisas ficam marcadas pelo que se faz junto com outras pessoas. E ai, quando bem feitas, marca muito mais. Pois o sentimento do agradecimento é tão forte, tão presente, que a valorização do apoio recebido ganha dimensões que superam qualquer volume que se possa inicialmente imaginar.

Pais e filhos, parentes que a gente não escolhe, têm menos entradas que aquelas pessoas que a gente escolhe, entre tantas para destacar, valorizar, respeitar e agradecer pela oportunidade que nos é dada para conviver, trabalhar, construir, conhecer e dividir os conceitos e os sonhos.

É claro que a gente escolhe essas pessoas! Acho que a gente descobre, às vezes, por acaso, outras por absoluta insistência e coragem.

Não são poucas as vezes que a sociedade impõe limites que estreitam os nossos caminhos. Todos os dias, precisamos lutar para alargá-lo e estar atento para não permitir que nos amassem ou nos envolva, eliminando nossas forças e nos tirando do comando de nós mesmos.

Quando não se tem as pessoas certas do nosso lado, os perigos são bem maiores, as dificuldades são tantas que não nos dão oportunidade para vencê-las, se não com muita dedicação e especial esforço.

Eu tive, ao longo de minha vida, a proteção especial de uma pessoa especial. Daquelas pessoas ímpares, que têm presença discreta e força multiplicada. Que age na hora certa, mostra que a vida não é apenas de bons resultados. Quem tem muitas curvas perigosas, mas que todas elas, podem ser caminhadas sem exigências maiores do que aquelas que não teríamos condições de superá-las.

A Josinete foi assim!

Ela que morreu há cinco anos, no dia 3 de abril de 2006, ainda está muito presente na minha vida, ainda me deixa reflexivo por muito do que fez de bom para todos nós e, estou chegando à conclusão que fez tudo depressa, pois tinha o sentimento que o tempo dela era mais curto que o meu.

Foi mas não levou a aminha saudade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário