segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012

Rodolfo Juarez
As eleições municipais de 2012 começam a ganhar visibilidade através dos partidos políticos e de seus pré-candidatos.
Esta semana a população do Município de Macapá, por exemplo, já terá a chance de conhecer um dos pré-candidatos ao cargo de Prefeito de Macapá, de inegável densidade política e experiência suficiente, que o credenciam como candidato do Partido Progressista, nas eleições de 2012 – o deputado estadual Edinho Duarte.
As Eleições Municipais do ano que vem estão marcadas para o primeiro domingo de outubro, dia 7. No caso de Macapá, com mais de 200 mil eleitores, está prevista a realização do 2º turno de votação, no dia 28 de outubro, o último domingo daquele mês, quando os eleitores terão que voltar às urnas, caso nenhum candidato, no primeiro turno de votação, alcance a metade dos votos válidos mais um voto.
No dia 7 de outubro passado terminou uma das mais importantes etapas do Calendário Eleitoral para as Eleições Municipais do ano que vem quando, naquela data se esgotou o prazo para filiação daqueles eleitores que pretendem disputar uma das 16 vagas de prefeito, ou uma das 16 vagas de vice-prefeito, ou, ainda uma das 176 vagas para vereador nos 16 municípios amapaenses.
Esse momento é de lançamento das pré-candidaturas para todos os 208 cargos que estarão sendo disputados nas eleições de 2012 (16 para prefeito + 16 para vice-prefeito + 176 para vereador).
No começo de abril, dia 6, termina o prazo para as desincompatibilizações de importantes eleitores que ocupam cargos que exigem a desistência para poder concorrer e, até o dia 30 de junho, os partidos políticos tem o tempo para realizar as convenções, nas quais serão escolhidos os candidatos e firmadas as coligações.
As eleições municipais sempre foram um grande teste para as lideranças partidárias, que, em alguns casos, fazem da eleição municipal um laboratório, onde as lideranças jovens surgem e, muitas delas se consolidam nas eleições seguintes.
Os exemplos são muitos e, ao que tudo indica, as eleições de 2012 serão um campo fértil para o surgimento dessas lideranças jovens, não apenas aquelas que permanecerão nos limites do Estado, mas, também, aquelas que os eleitores mandarão como representantes locais para o Congresso Nacional.
E a eleição sempre tem a capacidade de servir de um “tira dúvidas” do eleitor e da população. Não são raros os casos em que o eleitor-candidato encerra a sua carreira em uma eleição municipal, como também, não são raros os casos em que, nas eleições municipais marcam o início de vitoriosos lideres políticos.
O começo da temporada de lançamento das pré-candidaturas também vai inaugurar o lançamento público dos programas que cada candidato tem para cada município, que é uma peça indispensável para a confirmação do registro da candidatura dos candidatos que disputam as eleições majoritárias.
Pela primeira vez exibido na eleição passada, de 2010 – para governador e presidente –, o “plano de governo” dos candidatos, por questões óbvias, não foram tratadas como peças importantes da campanha, o que, certamente, não deverá acontecer nas eleições municipais.
A população de cada Município que fique atenta, os seus futuros dirigentes estarão sendo escolhidos no dia 7 de outubro de 2012, que, aparentemente está longe, mas são só 347 dias que separam todos do dia da escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário