quinta-feira, 5 de maio de 2016

Estamos sendo bem governados?

Rodolfo Juarez
Segundo Houaiss governar é exercer autoridade soberana e continuada sobre os interesses de um ente federativo. É controlar e dirigir a formulação e a administração da política que se adota para esse ente.
Governar é administrar, dirigir, gerir, ministrar, reger, regrar, superintender, cultivar, dispor, lavrar, preparar, chefiar, comandar, conduzir, dominar, acompanhar, aduzir, direcionar, encaminhar, guiar, levar, manobrar, trazer, aproar, controlar, encabeçar, sobrepujar, aconselhar, ensinar, proteger, predominar, decretar, derivar, despachar, despedir, determinar, exigir, prescrever, executar, trabalhar, aferir, condicionar, entre tantos outros verbos que tipificam a função.
E, acrescente-se, melhorar continuamente a qualidade de vida dos cidadãos em todas as áreas, desde a educação até ao emprego, da saúde ao ambiente, da segurança à justiça.
Já faz algum tempo que olhando a nossa volta, comparamos e concluímos que algo está errado. Podemos resumir este sentimento em uma expressão simples: estamos sendo mal governados.
Anos após anos muda-se secretários, presidente de empresas, se extingue secretarias para criar outras. Fecha-se institutos e outras entidades com justificativa de que se está modernizando a administração. E nada dá certo ou apresenta os resultados anunciados.
Boa vontade parece haver, mas estamos sendo bem governados?
Será que os nossos estudantes saem da escola com uma preparação melhor?
Será que o abandono escolar diminuiu?
Não parece!.
Todos os anos se alteram as regras, se mudam professores, criam-se e eliminam-se formas de avaliação. Discute-se sem parar, mas melhoramos?
Na saúde cada novo secretário tem os mesmos problemas: falta de médicos e enfermeiros no interior. Cada vez temos mais médicos estrangeiros, não porque os nossos não sejam bons, mas porque são escassos.
Estamos sendo bem governados?
Todos os anos se editam mais leis, mais regulamentos, mas não melhoramos.
Estamos sendo bem governados? 
Cada vez pagamos mais impostos, mas não vemos efeitos proporcionais. Será que o nosso dinheiro está sendo bem aplicado?
Todos os dias nascem decretos, leis, resoluções, regulamentos. São milhares em cada ano. Como é que isto melhora a nossa vida?
Estamos sendo bem governados?
Todos dizem que é preciso fazer isto e aquilo. Os governantes antes, nas campanhas políticas, dizem que sabem o que fazer para governar bem o estado, o município e o país e que vai governar melhor do que os que os antecederam.  
Tantas e tantas explicações inteligentes, bem fundamentadas, tanta autoconfiança, com tanta tranquilidade para nos garantir que tudo vai melhorar.
E durante cada ciclo de 4 anos discutimos sem parar, usa-se a média para nos convencer ou para nos sobressaltar.
Mas estaremos realmente escolhendo o melhor para nos governar?
Precisamos seguir em frente, honrar nossa história que contém bons registros de desenvolvimento. Para isso sabemos que além de precisarmos ser bem governados, também precisamos de governantes excepcionais, exigente, ambicioso e com os olhos no futuro.

É preciso olhar para o futuro e fugir da meia luz sob a qual nos encontramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário