sábado, 25 de outubro de 2014

Eleições 2014 e outras tiras

EM DIMA DA HORA
Os eleitores indecisos esgotaram o seu prazo de espera e decididos ou não vão às seções eleitorais neste domingo ou ficam de fora apenas torcendo pelo resultado. No primeiro turno a abstenção foi superior a 10% e, pelos fatores próprios do segundo turno de votação é de se esperar que esse número aumente, até pela falta de motivação, pois, além de não haver o apelo dos demais candidatos, a campanha no segundo turno não foi atraente.

VALE LEMBRAR
Uma abstenção de 12%, por exemplo, implica na ausência de 54.644 eleitores, número que fará falta na contabilidade do Tribunal para a eleição do Governador e do vice-governador. Os indecisos não entram em conta nenhuma, mas os que preferirem votar em branco ou anular o voto participam do processo, muito embora o seu voto não seja contado como votos válidos.

ESFORÇO
Foi grande o esforço dos organizadores das eleições deste ano para que o eleitor vá votar hoje. Acreditam que quanto menor a abstenção (falta do eleitor na seção de votação) mais legitimidade terá o eleito. Explicar isso para o eleitor está sendo difícil, a campanha dos candidatos não ajuda e as dificuldades que o eleitor enfrenta normalmente serão sopesadas no domingo.

IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA
Os eleitores também esperam não ter que passar por constrangimento na hora da identificação biométrica. Ocorre que na votação do primeiro turno, um dos responsáveis pelas filas que se formaram e o atraso no encerramento da votação, foi a dificuldade que o equipamento tinha para ler a digital recentemente registrada na base do Tribunal Regional Eleitoral.

BANDEIRADAS
O local preferido para as bandeiradas dos candidatos continuou sendo a orla de Macapá, principalmente os arredores do Forte São Jose de Macapá. As famílias que já tinham eleito o local como o preferido para o lazer do final de semana têm sido visto saindo, praticamente expulso do local que, apesar de ser público, já havia um costume da população de, aos sábados e aos domingos, ir para aquele local.

COMEMORAÇÃO
Nesse domingo já sabem que nem adianta ir para lá coma intensão de lazer familiar, pois o local é o preferido para a festa dos vencedores e a lamentação dos perdedores. Todas as correntes festivas tomarão aquele caminho e os órgãos de segurança sabem disso e já tomam as providências para que tudo amanheça bem na segunda-feira.

INTERIOR
Do interior do estado, principalmente nas concentrações urbanas mais significativas, chegam a informação de que o voto é buscado de forma irregular e sem qualquer respeito à chamada decisão livre e soberana do povo. Segundo as informações, a forma como foram feitas as campanhas não têm nenhum disfarce para que ela seja exercida contrária ao que manda a legislação eleitoral.

HOMENS & MULHERES
Dos 445.514 eleitores aptos a votar no domingo, 222.408 (48,825%) são de homens e 233.106 (51,175%) são de mulheres. Mesmo com a maioria nenhuma das chapas concorrentes no dia 26 tem o apelo de uma candidata mulher. Chapa PSB/PSOL tem dois homens, o mesmo acontecendo com a chapa do PDT/PP que também tem dois homens.

FAIXA ETÁRIA
Os eleitores estão divididos em 10 faixas etárias que possibilita uma análise bem próxima das intensões da população. A maior concentração do eleitorado esta na faixa entre os 25 e os 34 anos, com 127.388 eleitores (27,966% do eleitorado) e a faixa dos eleitores acima de 70 anos, com 1.850 eleitores (0,406 %)  é a que apresenta menor índice.

CURIOSIDADE
Do total de eleitores (455.514) , que representa 0,319% do eleitorado brasileiro, 343.319 foram cadastrados como solteiros (75,370%); casados 92.892 (20,393%); viúvos 8.061 (1,770%); separados judicialmente 3.427 (0,725) e disseram-se divorciados 7.815 (1,716%).

HORÁRIO DE VERÃO
Mesmo estando em período de horário de verão, em Macapá, como em todo o Estado do Amapá, não há modificação no horário de início e término da votação, isto quer dizer que o horário local vai ser a referência para a eleição no Amapá, ou seja, os trabalhos de votação começam às 8 horas e terminam às 17 horas.

ATENTOS
A fiscalização das eleições de 2014 estará atenta para a questão do transporte de eleitores que não poderá ser realizado por ondem de qualquer dos candidatos. Qualquer situação duvidosa será investigada pela fiscalização com a ajuda das forças nacionais que foram solicitadas pelo Tribunal e que estarão atuando em cinco municípios do Estado durante todo o dia da votação.

OS VICES
Os vices são os substitutos eventuais dos titulares eleitos pelo povo, entretanto, as coordenações de campanha não ligam muito para o vice e o deixam distante do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, mesmo assim o médico Papaléo Paes (PP), vice de Waldez e Rinaldo Martins (PSOL), vice de Camilo, quando tiveram oportunidade de participara da propaganda eleitoral o fizeram bem feito.

SEGUNDO TURNO
Tomara que o Tribunal Regional Eleitoral tenha dado um jeito para que a votação no segundo turno não tenham todos os problemas que foram listados no primeiro turno, principalmente com relação a identificação biométrica. Foi dito ao eleitor que era mais seguro e ele acreditou e não fica bem ele chegar lá e ter que fazer as 10 tentativas possíveis para que a máquina reconheça.

VOTAÇÃO
A votação no segundo turno será apenas para Presidente da República e Governador do Estado, por isso, bem mais rápido do que as cindo votações do primeiro turno. O eleitor está votando para um dos candidatos a presidente, anulando o voto ou votando em branco; o mesmo procedimento vai ser para a votação para governador do Estado: um ou outro, ou ainda branco ou nulo.

FALANDO EM VOTO NULO...
Para votar nulo o eleitor não dispõe de tecla, como no caso do voto em branco, mesmo assim pode anular o voto. A melhor maneira de registrar essa vontade é digitando, para cada votação – presidente ou governador – a tecla zero e confirmando. Assim você anulou o seu voto. Na votação de domingo serão apurados, para decidir o pleito, apenas os votos nominais. Brancos e nulos apenas para estatística.

OS VOTOS NULOS DO PRIMEIRO TURNO
No primeiro turno o eleitor anulou 29.895 votos quando votou para o Senado; 20.023 votos quando votou para governador; 10.706 votos quando votou para deputado federal e 7.771 votos quando votou para deputado estadual. Menos votos anulados refletem um maior número de votos válidos é por isso que, quando o assunto é voto válido, a votação para o senado foi a menor e a votação para estadual foi a maior.

RESULTADO
O resultado da eleição para governador do Estado do Amapá sai antes do resultado para Presidente da República, isto porque o Tribunal Superior Eleitoral terá que esperar a acabar a votação nos estados que têm duas horas de diferença de fuso horário para poder anunciar a primeira parcial. Isso quer dizer que o anuncio da primeira parcial será com mais de 50% dos votos apurados.

NO AMAPÁ

Apesar das dificuldades para chegar em algumas localidades onde foram instaladas seções eleitorais para votação, a questão foi superada com providências que vão dar condições para a transmissão de dados direto para o TSE que fará a totalização. Assim a Justiça Eleitoral espera terminar o processo de apuração para governador antes das 21 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário