quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Lugar Bonito

Rodolfo Juarez
No próximo dia 10 de junho o Parque do Forte, o conhecido Lugar Bonito, completa 11 anos que foi inaugurado, dando à população de todo o Estado e não apenas a cidade de Macapá, um das mais importantes referências turísticas do Amapá.
Um complexo cheio de peculiaridades como o Trapiche Eliezer Levi, a Pedra do Rio, a orla, o anfiteatro, a própria fortificação conhecida como Fortaleza de São Jose de Macapá, além de diversos equipamentos que colocaram o parque na lista de um dos mais modernos do Brasil.
A população aprovou desde o primeiro dia e fez do local um dos seus motivos de orgulho da cidade.
Em dois anos, entretanto, sem manutenção e sem ter a sua importância entendida por quem deveria manter a integridade do projeto, o Parque passou a sofrer depredações a começar pela falta de manutenção no chafariz que foi desativado antes do sexto mês de uso, até a destruição das passarelas e o completo abandono do banheiro público e depósito, hoje funcionando como um criadouro de mosquitos, inclusive o aedes.
O relaxamento foi atribuído a diversos órgãos públicos, sem perder a sua característica de ser um parque.
A segurança também se constitui, na atualidade, um grave problema para ser enfrentado. A falta de iluminação é um desafio para os frequentadores que não deixam de usufruir das diversas ofertas que a natureza ali propícia como: ventilação forte, panorama geral espetacular e a variação do humor do maior rio do mundo, o Rio Amazonas.
O parque, neste momento, precisa de um administrador responsável e que entenda a importância que tem para a população do Estado e para os visitantes.
O Trapiche Eliezer Levi, primeiro serviço da Secretaria de Infraestrutura do atual Governo, continua fechado, longe dos sonhos sonhados pelos próprios gestores que assumiram a responsabilidade de recuperá-lo, e pela própria população que, em grande número ocupa todos os dias e se concentra nos finais de semana.
 A frequência das famílias é tão grande que a praça do parque virou uma área de negócios de pequenos empreendedores, que atendem a população com iguarias e variedades alimentares, mesmo não tendo um fornecimento de energia adequado e qualquer processo para coleta da água servida ou do lixo orgânico e não orgânico produzido pela atividade dos microempreendedores.
Outro problema que desafia as autoridades e provoca reclamação dos frequentadores é o odor que exala do Canal da Mendonça Junior, devido ao grande número de ligações de esgotos que terminam naquele canal. Durante a maré vazante e próxima da reponta, o mau cheiro aumenta e o ar das proximidades fica irrespirável.

A contar de hoje, dia 16 de fevereiro de 2017, faltam 113 dias para o aniversário do Parque do Forte, o suficiente para uma jornada de recuperação do local e o Governo dar uma resposta à população, afinal foi a inauguração deste parque que facilitou ao governador Waldez Góes o segundo mandato de governador, obtido em primeiro turno, no mesmo ano da inauguração: 2006. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário