terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O Aniversário de Macapá

Rodolfo Juarez
Muitos leitores me questionaram sobre não ter escrito a mensagem habitual sobre Macapá por ocasião do seu aniversário do seu 259º ano de fundação da Cidade de Todos Nós.
Escrevi sim, mas este ano para ser lido com exclusividade, como editorial do programa que coopero na apresentação, nos dias de domingo, pela Rádio 102,9 FM. Ficou assim o editorial:
“Ontem Macapá completou 259 anos!
Uma história que vem sendo escrita por ela mesma, pela população e pelos seus administradores.
Apesar de todas as dificuldades é uma história bonita, cheia de charme e que busca oferecer aos seus habitantes motivos para que, cada um dos que aqui moram, possam viver felizes.
Queremos nos declarar como um desses moradores que foram premiados pelo Altíssimo e, assim, nos regozijar nesse momento, que poderia ser o da retomada dos rumos para o desenvolvimento da Capital do Estado.
Mas é preciso que cuidemos melhor dessa cidade. É preciso que todos aqueles que aqui moram façam a sua parte. Dirigentes e dirigidos devem associar-se com o objetivo de satisfazer a cidade em todos os suas necessidades.
Temos certeza que, se Macapá tivesse como se expressar por meios convencionais, estaria gritando por respeito e por melhores condições para que pudesse “ver” a população feliz.
Afinal, essa “senhora” de 259 anos precisa ser respeitada por todos, mas especialmente por aqueles que foram para as ruas e disseram para todos os que se dispusesse a ouvir, que receberia melhorias e uma organização capaz de encaminhar solução para alguns dos seus mais graves e presentes problemas, como, por exemplo, a moradia.
Macapá não se conforma em ser uma cidade que oferece alto risco de saúde aos seus moradores, que insistem em busca satisfazer as suas necessidades e se aborrecem por não conseguir.
Os anos passam e até as homenagens são restringidas como se a cidade não tivesse condições e a sua população não fosse merecedora.
As preces continuam!
Tomara que os homens encontrem um caminho para que os problemas urbanos que se agravam, parem esse processo e se inicie outro, onde seja possível perceber que pode haver a retomada das melhorias e reacender a esperança de que um dia a população volte a ficar satisfeita com os dirigentes pelo trato que estejam dando à cidade.
Feliz aniversário Macapá!

Felicidade a todos os que aqui trabalham e moram!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário