quarta-feira, 20 de julho de 2011

AMIZADE

Rodolfo Juarez
Hoje é o dia do amigo.
Tenho, nesse dia, a especial alegria de poder dizer, para mim mesmo, que durante essa jornada da vida construí amizades sólidas, verdadeiras e que mostram a importância de não se perder as ocasiões de se dar oportunidade para que as pessoas possam demonstrar o seu talento e contribuir com a sociedade com um trabalho de qualidade e responsabilidade de cidadão.
Se não tive condições de atender todas as aspirações de todos os que se alinharam comigo nas lutas diversas que travamos e aqueles que ainda travam, tenham certeza, não foi por falta de esforço, foi provavelmente, pelas limitações circunstanciais que nos impõem regras e nos cobram eficiência.
Hoje posso dizer: não deixei nada por fazer nas oportunidades que tive para fazer. E continuo com o mesmo lema.
São tantos os exemplos, alguns que me custaram muita luta, muita compreensão e me exigiram bastante conhecimento.
Não perdi as chances que tive, pois tinha certeza que as oportunidades para contribuir com a comunidade à qual pertenço, não são para serem desperdiçadas e sim serem realizadas junto com as pessoas.
Foi assim na iniciativa privada, no esporte, no setor público. Cada um desses setores com a sua exigência própria, mas todos com o mesmo desafio – descobrir o ponto de equilíbrio entre o sucesso e a realização.
Algumas vezes tive que baixar a cabeça e refletir para, em seguida, retomar o caminho de cabeça erguida, como líder de um grupo que sempre estava disposto a todas as lutas desde que fossem coerentes com o momento e com os resultados creditados à sociedade.
A cada ano vejo que as pessoas tem tido mais facilidade em se embaraçar com questões simples.
Olham muito mais para os seus interesses imediatos e preferem investir naquilo que possa trazer retorno rápido. Perdem a oportunidade de ter amigos.
No dia em que essas pessoas descobrirem o significado do verdadeiro amigo, haverão de entender o significado do sentimento de amizade.
Assim, durante toda minha vida, muitas pessoas passaram por mim dia após dia. Mas somente algumas dessas pessoas, ficarão para sempre em minha memória.
Essas pessoas são ditas amigas, e as levarei para sempre comigo, às vezes pelo simples fato de terem cruzado meu caminho, às vezes por terem dito uma palavra de conforto quando eu precisei.
Às vezes por ter me dado um minuto de sua atenção, e me ouvido falar de minhas angústias, medos, vitórias, derrotas...
Às vezes por terem confiado em mim, e me contado também seus problemas, angústias, vitórias, derrotas...
Isso é ser amigo: é ouvir, é confiar, é amar.
E amigos de verdade, ficam para sempre em nossos corações, assim como as pegadas na alma, que são indestrutíveis.
Os meus amigos são especiais e todos muito importantes para mim.
Eu respeito muito cada um. A amizade de cada um tem para mim tem um valor enorme, e nada que eu possa dizer, pode ser tão especial ou mais significativo do que sua amizade para mim.
Feliz Dia do Amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário