quarta-feira, 31 de maio de 2017

Maio mês das flores

Rodolfo Juarez
Ainda haveremos de viver outros meses de maio, mas o deste ano de 2017 acabou. Acabou  mês o mês das flores.
Sim, mês das flores!
Ou mês das noivas, dos casamentos, dos grandes bailes de debutantes, em um tempo que não está distante de agora e que está, acreditamos, apenas adormecido, tantos são os motivos para que sejam reeditados.
É isso mesmo...
Até a década de 80 havia uma concentração de acontecimentos sociais que tornavam as agendas dos clubes, associações e assembleias completamente comprometidas com o quinto mês do ano.
Lembrar o baile das debutantes do Círculo Militar, da Assembleia Amapaense, do Esporte Clube Macapá, do Amapá Clube, da Associação dos Servidores Municipais é animar a saudade de um tempo bom, no qual as famílias faziam questão de apresentar à sociedade herdeiras que completavam 15 anos, naquele ano.
Quantas vezes artistas, de renome nacional, desembarcaram por aqui para dançar com as 15 debutantes que exibiam os vestidos, sapatos e penteados, ganhando elogios de todos e comparações para saber qual o mais lindo da festa.
Junto com as debutantes, rapazes selecionados, que ensaiavam meses para não errar o passo e pisar no pé da debutante.
A decoração dos salões a base de flores, as mais lindas, vindas de diversos lugares do Brasil, deixando os pais e a família com a sensação do dever cumprido.
Maio também era o mês das noivas. Mês em que os namorados se animavam e pediam a mão da namorada para os pais e, na maioria das vezes já deixavam marcado o casamento para dezembro, às proximidades do Natal.
O Mês das Flores era assim. Belo pela forma como as famílias o interpretavam e ameno conforme é hoje, mesmo sem as flores ou a sua utilização.
Aliás, as festas da época, especialmente durante todo o mês de maio, eram animadas, conforme a sua importância, por orquestras ou bandas de baile que faziam do momento o principal acontecimento social da cidade.
Muito embora tenha passado, as lembranças ainda estão no coração das debutantes de maio, que guardam as fotografias para mostrar como foi a sua festa de 15 anos.
 Quem sabe um dia a moda volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário