domingo, 10 de fevereiro de 2013

Segundo dia das escolas de samba no Sambódromo

Desfilara no segundo dia, sábado, na Avenida Ivaldo Veras, a exemplo da sexta-feira, cinco escolas de samba – duas do grupo de acesso e três do grupo especial.
Segundo o regulamento das dez escolas cinco permanecerão do grupo especial que receberá a companhia de mais uma, a que for a melhor do Segundo Grupo. A última colocada na classificação do grupo especial cairá pra o grupo de acesso; entre as que disputam pelo grupo de acesso, três permanecerão e uma subirá para o grupo especial.
O projeto para 2014 com relação aos dois grupos é de que permanecerão 6 no primeiro grupo e 4 no segundo.
Com relação ao desfile de sábado, dia 9 de fevereiro, pode-se dizer que segue:
 
Buritizal
A escola de samba Unidos do Buritizal trouxe para a Avenida Ivaldo Veras o enredo “Da Capadocia para o Mundo, salve Jorge e os Guerreiros de Ogum Yê”. Teve alguns problemas para começara a evolução mas ao final e para afinar-se com o som da avenida.
O público se limitava a aguardar e só começou a participar depois de mais da metade do tempo destinada à escola.
Não foi uma das melhores apresentações da Unidos do Buritizal mas suficiente para ter chances de ganhara a classificação para o grupo especial.

Solidariedade
A escola de samba Solidariedade fez um desfile que pode ser considerado técnico. Pecou apenas pelo número de brincantes, considerado pequeno para o desenvolvimento do enredo “Da lança à dança, da espada à fé: amor, ferro e aço – Saravá São Jorge! És Ogunhaê-Babá”.
Surpreendeu este ano por ter apresentado carros alegóricos bem acabados e mostrando que também pode voltar ao grupo especial.
 
Piratas da Batucada
O enredo “Sonho e amores do mito caboclo” não teve o desenvolvimento que era esperado pelos seus próprios admiradores. A animação que parece estar no sangue do piratista expôs a falta de qualidade dos carros.
Os amantes do carnaval ainda têm na cabeça o Piratão de outros carnavais, onde despontava sempre como a provável campeã. Ao que parece as cicatrizes das recentes divisões internas dentro da escola ainda não foram tratadas e os resultados podem ser o reflexo disso tudo.
As chances de vitória, apesar de sempre existir, são pequenas mas o suficiente para deixar os admiradores, os brincantes e a diretoria com a sensação de que podem ser a surpresa no final da apuração.
Claro que é uma situação bem diferente daquela que perdurou desde a inauguração do Sambódromo em 1997, quando o Piratão fazia prevalecer a sua qualidade em perfeita sintonia com a garra de todos na escola. 
 
Império do Povo
A escola de Santana entrou na avenida como candidata ao título trazendo o enredo “Pedra Branca do Amapari, o tesouro da Amazônia”. Mais uma vez a garra dos santanenses foi decisiva na boa apresentação da escola, mas também não veio trazendo o número esperado de brincantes.
Um enredo muito bem desenvolvido e a principal dificuldades foi para evitar os buracos, exatamente o ponto que pode fazer falta na contagem final, descontando a evolução ou mesmo da harmonia, considerando que houve dificuldades para compactar a escola.
 
Maracatu da Favela
A campeã do ano passado trouxe este ano o enredo “Tic-Tac, Tic-Tac, Tic-Tac ... acertem os seus ponteiros”. Um enredo que pela sua simplicidade passou a impressão que a direção de carnaval teve problemas para desenvolvê-lo e fazer com que fosse compreendido na arquibancada.
A participação dos brincantes foi decisiva para suprir as inevitáveis falhas, entretanto podem ter sido encoberta pelos bons carros alegóricos, alguns até maiores que o aparentemente necessário.
É, outra vez, a escola de samba Maracatu da Favela uma forte candidata ao título de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário