sexta-feira, 13 de abril de 2012

AS NOTÍCIAS QUE MUDARAM A ROTINA

Rodolfo Juarez
Desde a semana passada, com o conhecimento do conteúdo da matéria que seria veiculada no domingo na revista de circulação nacional – Revista Época -, que começaram as especulações sobre a repercussão que a matéria provocaria no seio da população.
Durante a semana passada também, desembarcaram por aqui repórteres da TV Globo procurando informações sobre a verba indenizatória que a Assembléia Legislativa do Estado do Amapá coloca à disposição dos deputados estaduais para que lhes seja ressarcidos os gastos com determinados despesas especificadas para serem aceiras pela Mesa Diretora da AL do Amapá.
Assim, o segundo domingo de abril passou a ser esperado por todos com apreensão e intranqüilidade, principalmente pelo que seriam diretamente afetados.
Os escândalos administrativos, divulgados pela imprensa, causam estragos irreparáveis na carreira dos políticos que estão no exercício do mandato, exigindo muito cuidado e extrema cautela para recuperar o prestígio perdido ou abalado e, mesmo assim, precisa avaliar o nível de contundência da matéria para definir as reações que mais se adéquam aos fatos levantados.
A corrida às bancas de revistas e aos outros pontos de venda da Revista Época foi a comprovação da preocupação de todos aqueles que, incrédulos, ainda precisavam da prova definitiva para compreender a realidade.
Duas páginas da revista foram suficientes para as respostas atravessadas, algumas com lógica e absolutamente resultante de uma verdadeira metralhadora giratória de explicações, desculpas e tentativas de minimização dos fatos.
A nota oficial que o governador liberou para a imprensa e a população, não continha novidades e se limitava às explicações óbvias, mas que precisavam ser reafirmadas à população que via o governador do Estado ser colocado no “olho do furacão”.
Faltava chegar a noite. Faltava chegar a hora do Programa Fantástico da TV Globo.
Como o tempo não para, pouco depois das oito horas da noite o Show da Vida começava e os macapaenses, atentos, acompanhavam o início do programa. As manchetes confirmaram as chamadas que vinham sendo feitas na programação da emissora. Aqui em Macapá, como para o restante do Estado, seria a TV Amapá, afiliada local da TV Globo, encarregada de levar o sinal aos aparelhos de televisão ligados nos lares, nos bares e nas lanchonetes das diferentes cidades do Estado.
As notícias foram contundentes e os resultados foram sendo assimilados por parte: primeiro uma irritação tomou conta, pois, segundo os próprios deputados, os que foram destacados na matéria, com exceção do presidente, são pré-candidatos ao cargo de prefeito de Macapá.
A segunda-feira foi a cara da ressaca moral.
Os diversos assessores e auxiliares, que desde a noite já vinham postando nas redes sociais as explicações e as justificativas, amanheceram a segunda com vontade de explicar tudo. A cada explicação mais uma complicação. Descobriram depois que seria melhor dar tempo ao tempo. Foi nesse momento que os “independentes” apareceram e ocuparam as redes sociais.
A intimação do governador para estar em Brasília, juntamente com um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, no próximo dia 24, para prestar depoimento no Inquérito da Operação Mãos Limpas, foi a desconstrução de muitas afirmações que já vinham tomando conta dos twitteres.
A expectativa é que, a partir de segunda-feira a situação administrativa do Estado se normalize, mesmo que as questões individuais continuem o seu curso, dando trabalho adicional aos prejudicados, mas sabendo que, nem isso, pode deixar o Amapá sem governador e sem os deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário