segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Analisando a pesquisa do Ibope em 5 pontos

PESQUISA ELEITORAL
Com mais de 250 mil eleitores aptos para votar no Município de Macapá no dia 7 de outubro, ouvir apenas 602, menos de 0,24% do eleitorado, é muito pouco para contribuir com o pleito. O erro de 8% (4% para cima e 4% para baixo) acaba dando pouca informação para todos. De pouco adianta divulgar uma pesquisa que, mesmo atendendo aos parâmetros do TSE, não contribuiu para a justeza da eleição.
O RESULTADO
O resultado dessa amostra, tecnicamente aceita, mas com precárias informações, apontaram Roberto Góes na frente com 29% das intenções de voto; Cristina Almeida, com 16%, Clécio Luiz com 13%, Davi Alcolumbre com 7%, Marco Antônio com 3%, Milhomem e Genival com 1%. Como o erro tem uma “boca” de 8% (4% + 4%), então são três grupos: Roberto/Cristina, Clécio e Davi/ Marco Antônio, Milhomen e Genival.
BRANCOS, NULOS, NÃO SABEM
Para se ter uma idéia, o grupo dos que votariam hoje em branco, anulariam o voto, ou que ainda não escolheram o candidato, somaria 29% (17% de brancos e nulos + 12% que não sabem ou não responderam aos questionários). Para se ter uma idéia esse número é igual ao do candidato mais citado, Roberto Góes (PDT) que concorre à reeleição.
AS REJEIÇÕES
A candidata Cristina Almeida (PSB), com 35% de indicações, é a candidata com maior rejeição apontada pela pesquisa Ibope e divulgada na sexta-feira. O candidato Roberto Góes (PDT) tem uma rejeição de 29%, ou seja, o mesmo percentual da aceitação. Clécio (PSOL) e Milhomem (PT do B) têm a mesma rejeição, 16% e devido à alta margem de erro, está no grupo o candidato Davi (13%).
SEGUNDO TURNO
Mesmo com a alta margem de erro da pesquisa (4% para mais ou para menos) os números apurados indicam que haverá segundo turno de votação em Macapá e, nesse caso, as chances dos que ficaram mais em baixo na seleção apresentada pelo Ibope, considerando as rejeições, são grandes as possibilidades de estar no segundo turno um daqueles candidatos que não ficaram selecionados, na pesquisa, em primeiro ou em segundo lugar, levando em consideração o alto nível de rejeição dos dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário