domingo, 2 de dezembro de 2012

Dezembro começa chamando atenção de todos

Rodolfo Juarez
Hoje é o primeiro domingo do último mês do ano de 2012. Um mês que começou com as lembranças do Laudo Suíço, de Barão do Rio Branco, da diplomacia e da luta heróica de Francisco Xavier da Veiga Cabral.
Um mês que tem marcado para o dia 8 as festividades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Bairro do Trem, com missa solene, procissão e confraternização no encerramento das festividades.
O mês que tem confirmado para o dia 18 a diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos no pleito de outubro, com muitos projetos sendo aprimorados para serem colocadas em prática no primeiro dia de trabalho, já no primeiro dia do ano que vem chegando.
Mês do Natal, que confunde as alegrias de todos com os festejos do nascimento de Jesus e as alegrias de alguns, os comerciantes, que sempre escolhem o dia 25 para medir as vendas e os lucros.
Mas antes, no dia 21, tem a tal história do fim do mundo!
Os maias são os responsáveis pela previsão, ou melhor, uma inscrição maia tem sido interpretada como um aviso de que o mundo vai acabar no fim deste ano, no dia 21 de dezembro.
No entanto, uma análise do complexo sistema de calendários elaborados por essa civilização mostra que essa interpretação catastrófica está equivocada.
Há cerca de 4 mil anos, uma complexa civilização – os maias – surgiu na região da América Central onde estão situados hoje o sul do México, Guatemala, Honduras, El Salvador e Belize.
A cultura maia teve seu maior desenvolvimento entre os anos 300 e 900 do calendário cristão, e manteve suas identidades linguísticas e culturais até a invasão da América Central pelos espanhóis, iniciada em 1519. Ao contrário do que se acredita, porém, os espanhóis não aniquilaram os maias: na Guatemala e no México, principalmente, milhões de descendentes ainda falam línguas maias e mantêm vivos aspectos dessa antiga cultura.
Os maias ganharam destaque nos meios de comunicação, nos últimos meses, e o responsável por isso é seu calendário. O motivo do destaque é a afirmação de que os maias previram o fim do mundo para 2012.
Mas isso é verdade?
A polêmica partiu de uma inscrição do chamado Monumento 6, pedra trabalhada encontrada nas ruínas da cidade maia de Tortuguero, no sul do México. Essa inscrição apresenta uma data relevante do calendário maia, interpretada como um anúncio do final dos tempos.
Na verdade, a data desse monumento indica somente o fim de um grande ciclo do calendário maia, e não a destruição do mundo.
Acho até que alguns candidatos que não foram eleitos gostariam que o mundo acabasse mesmo. Mas não vai acabar. Pode tirar o “titulozinho” da chuva.
Mas tem outros acontecimentos programados para este mês de dezembro, como o término do Campeonato Brasileiro de 2012, que consagrou o Fluminense campeão e o começo do trabalho do técnico Felipe Scolare como técnico da seleção brasileira de futebol.
Agora o mais espetacular resultado tem a ver com o Campeonato Amapaense de Futebol Profissional de 2012. Por obra e graça do presidente da Federação Amapaense de Futebol, Roberto Góes, o título foi decidido no tapetão do Superior Tribunal de Justiça, no Rio de Janeiro.
O Oratório Recreativo Clube foi declarado campeão do segundo turno e como já havia conquistado, no campo, o primeiro turno, em consequência, na fria letra do regulamento, é o Campeão Estadual de 2012. O Ypiranga, também por definição regulamentar, é o vice-campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário