quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

NOTÍCIAS

ELEIÇÃO NA ASSEMBLÉIA
Depois da posse dos deputados estaduais ocorrida ontem, 01.02, agora os deputados tratam de eleger os novos componentes da Mesa Diretora da Assembléia. Algumas figurinhas carimbadas estão se esforçando para ficar na Mesa e poder influenciar nas apurações que terão que ser feita na Casa.

REGRAS CLARAS?
Pelo menos 4 dos 13 deputados que foram reeleitos, estão planejando fazer parte do comando da Casa. Isso, além de prejudicar os acertos políticos antes da eleição do novo presidente, demonstra que ainda tem deputado que está esperando continuar tudo como era antes, sem as regras claras.

A NOVIDADE
A maior novidade que a Assembléia apresentou ontem, dia da posse dos deputados que formam a Sexta Legislatura, foi a transmissão das posses via twitter. Ao que parece a AL aderiu ao modo de comunicação que está tendo a preferência de muitas autoridades amapaenses.

ELEIÇÃO NO MP
Os oito candidatos a ter seu nome na lista tríplice que será encaminhada ao governador Camilo Capiberibe para, daquela lista, tirar um nome para ser o Procurador de Justiça do Estado do Amapá, estão em campanha para convencer os seus colegas a darem a preferência pelo seu nome no dia 7 de fevereiro, segunda-feira.

MUDANÇAS
Esse será o último nome para operar as mudanças que precisam ser efetivadas no Amapá. Camilo Capiberibe, no Executivo; Regildo Salomão, no Tribunal de Contas; Mário Gurtyev, no Tribunal de Justiça; hoje sai o nome do presidente da Assembléia Legislativa (com posse imediata).

OS NOMES NO MP
Dos 8 candidatos (Paulo Veiga, Estela Sá, Moisés Rivaldo, Iaci Pelaes, Ivana Cei, Afonso Oliveira, Roberto Álvares e Márcio Alves) sairão três e dos três será escolhido um para ser nomeado. A disputa está acirrada e todos têm chances, uma vez que votam todos os promotores e os procuradores. Os promotores são maioria, tanto na lista de eleitores, como na lista de candidatos.

PROMOTORES E PROCURADORES PODEM SER SECRETÁRIOS
O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) entendeu que aqueles que entraram no Ministério Público antes de 1988 podem exercer outro cargo público. A decisão foi tomada pelo conselheiro Almino Afonso, que indeferiu nesta sexta-feira (28/1) um pedido de liminar que questionava o afastamento de três membros do MP-PR (Ministério Público do Paraná) para o exercício de cargos no Poder Executivo do Estado.

BANCADA DO BATON
Com um pouco mais de 29% da composição da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá, as 7 mulheres deputadas, vão precisar de adaptações na Casa. Acostumada com a expressiva maioria masculina, algumas conveniências femininas acabavam sendo deixado de lado. Agora tudo muda e as providências vão ser tomadas.

SE A MODA PEGA... (1)
A cada ano, o Carnaval de rua do Rio de Janeiro bate um novo recorde de participação de foliões, número de blocos e em variedade de temas. Um dos efeitos colaterais indesejáveis da folia, principalmente para quem passa pelos locais de desfile na manhã seguinte, é o mau cheiro. Para amenizar o problema, os responsáveis pela organização do Carnaval da cidade, preparam uma operação que envolve 13.000 sanitários químicos.

SE A MODA PEGA... (2)
A outra parte da ação contra o xixi é a repressão. Como no ano passado, a orientação é de “tolerância zero” com aqueles que, em vez do banheiro, optarem pela calçada para se aliviar. Segundo os organizadores quem for apanhado urinando na rua será levado para a delegacia mais próxima.

LIBERADO???
Por aqui as medidas da prefeitura para seguir esse exemplo ainda não foram tomadas e os mijões não têm qualquer promessa de repreensão caso insistam em poluir a cidade. Foi por causa de um problema como esse que um folião perdeu a vida no centro da cidade numa terça- feira gorda.

CAMILO TEM 56,53% DE ACEITAÇÃO
Pesquisa de satisfação popular, realizada no dia 29 e no dia 30 de janeiro, em Macapá e em Santana, faz uma avaliação positiva dos primeiros 30 dias de governo do governador Camilo Capiberibe. 6,06% fizeram uma avaliação ótima do desempenho do governador; enquanto que 50,47% acharam o desempenho bom.

A PESQUISA
Foram ouvidas 842 pessoas, sendo 430 (51,07%) mulheres e 412 (48,93%) homens, em Macapá (79,81%) e Santana (20,19%). Também foram estratificados os consultados com relação à faixa etária, a estratificação econômica e a estratificação educacional. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

FEVEREIRO
A pesquisa também quis saber como o contribuinte acha que vai ser o desempenho do governo no mês de fevereiro. Apenas 1,31% acha que vai melhorar muito; 18,76% acha que vai melhorar pouco; 60,81% acha que vai ficar no mesmo; 9,38% acha que vai piorar pouco; 6,29% acha que vai piorar muito e, 3,46% disse que não sabe ou não quis responder.

COM RELAÇÃO AO ESTADO
Na mesma pesquisa foi questionada a situação do Amapá, provocando os pesquisados a responder à pergunta “se o Amapá tem jeito? O resultado foi considerado importante pois 71,73% responderam que sim, o Amapá tem jeito; contra 17,34% que responderam que não, o Amapá não tem jeito. 10,93% disseram que não sabe ou não quiseram responder a pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário