terça-feira, 27 de maio de 2014

A grande chance

Rodolfo Juarez
Os agentes públicos não podem ser tão ruins assim.
É provável que haja, da parte de alguns, interesses inconfessáveis que cultivam uma “horta de problemas” interessados em criar confusão sem perceber a imensa responsabilidade de que foram investidos pelo povo.
Não é possível que o eleitor erre coletivamente e tenha “costas largas” o suficiente para receber a pecha de que não sabe votar, não sabe escolher e que, por isso, é o responsável pelo que de ruim acontece.
Esses premiados: governador, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores, além daqueles que, mesmo não recebendo o prêmio do povo de forma direta, de forma indireta, ocupam os cargos de confiança nas diversas formas de administração do Estado, não têm respeitado o eleitor, pois bastaria uma breve verificação no número de votos que receberam na eleição para saber que é muito mais do que os minguados números que estão disponíveis para as passeatas, servir de massa de manobra, mesmo que seja para pagar as ocupações eventuais nos momentos de irresponsabilidade e de barulho.
Observa-se que essas pessoas não respeitam o eleitor, não respeitam o morador. Tomam decisões importantes sem ouvir ninguém, dão ordens a partir das torres dos mandatos para intervir na vida das pessoas e das organizações.
Esse ano, por exemplo, os eleitores estarão indo às urnas para escolher algumas das pessoas da sociedade para as quais vai entregar, por quatro anos, a sua confiança, a sua força, transferir o seu poder de decisão.
A eleição tem a possibilidade de distribuir os mandatos entre pessoas de diversos modos de pensar, de diversas maneiras de agir, desde que todos eles sejam pelo bem comum.
Quando o candidato ao mandato se inscreve para ser observado pelo eleitor, mostra-se de um jeito amoldado àqueles eleitores, depois, quando eleito, nem lembra mais o que disse ou o que, às vezes, de mãos postas, prometeu.
Nesse momento o eleitor é ofendido na sua confiança e, algumas vezes, ouvem a acusação de que “não sabe votar”. Essa observação é feita sempre por aquele que se candidatou e não logrou êxito na eleição.
Mas porque dizer que o eleitor não sabe votar?
O eleitor sabe votar sim. O que tem acontecido é que alguns candidatos são pessoas mutantes: quando na campanha é um; quando eleito é outro.
Então é o candidato que se acostumou a não cumprir o que prometeu ou a não exercer o papel que disse que estava pronto para exercer em caso de vitória.
O que se tem visto nos últimos anos, principalmente no Amapá, é esse descompromisso dos mandatários que preferem se alinhar a estranhos, às vezes adversários, ao invés de se aliara com o povo, exatamente aquele povo para o qual fez as promessas durante a campanha.
A grande chance de começar a resolver essa questão se repete de quatro em quatro anos e, agora, no dia 5 de outubro, mais uma vez o eleitor pode definir um novo rumo, fazendo novas exigências, algumas que possa brecar a irresponsabilidade daqueles que receberem o diploma em dezembro.
Quem pode mudar o rumo de tudo é o eleitor.
Não há como deixar-se abater pelas mazelas de agora, pois não dá para culpar a democracia pela oportunidade.

Quem sabe se isso não é um truque daqueles que não deram certo e que reconhecem as dificuldades quando até para ouvir a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário