quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Notícias

ANÚNCIO
O governador Camilo Capiberibe mostra-se preocupado e já disse que vai ser preciso muito esforço para não deixar os reflexos dos problemas da administração anterior contaminar o seu governo. Disse também que vai ser um em que as dívidas do Governo vão prejudicar a gestão. Em parte isso até pode ser verdade. Mas no todo...

SUMIDOS (1)
Os deputados estaduais da legislatura que está terminando estão sumidos na opinião de muitos jornalistas. Eles ainda estão procurando encontrar a melhor desculpa pra dar aos seus eleitores. Segundo alguns assessores, nem eles estão conseguindo contatar com os deputados e isso é a primeira vez que acontece.

SUMIDO (2)
Os deputados estaduais não são vistos nos restaurantes, no comércio, na Assembléia Legislativa e nem mesmo no bairro onde moram. Muito embora o tempo seja de campanha eleitoral para escolha dos componentes da Mesa Diretora, especialmente o presidente da AL, eles não são vistos. Motivos: farra das diárias, farra dos alugues de carro, farra das vergas indenizatórias, farra, farra, farra...

MINISTÉRIO PÚBLICO
Já no Ministério Público Estadual a campanha eleitoral, para a escolha dos procuradores e promotores que vão compor a lista tríplice de onde vai ser escolhido o procurador geral do Estado, está com toda força, ganhando ares e comportamentos de uma disputa onde o que não vale é perder, o que significa não estar na lista tríplice.

TRANQUILIDADE NOS TRIBUNAIS
Tanto no Tribunal de Justiça como no Tribunal de Contas, onde os seus dirigentes já foram escolhidos, o clima é de muita calma e espera da posse. O desembargador Mário Gurtyev de Queiroz e o conselheiro Regildo Salomão assumem, em fevereiro, os respectivos cargos de presidente do Tribunal de Justiça e presidente do Tribunal de Contas.

FEVEREIRO PROMETE
Com nova direção no Executivo Estadual, na Assembléia Legislativa, no Tribunal de Justiça, no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Contas, a partir da segunda metade de fevereiro, começa a nova gestão estadual, com a responsabilidade de recuperar a auto-estima da população que foi abalada pelos episódios do ano passado.

SEDEL
A escolha do José Luiz Amaral Pingarilho, do Partido Comunista do Brasil – PC do B, foi nomeado pelo governador Camilo Capiberibe, para o cago de Secretário de Estado do Esporte e Lazer, fortalecendo o que está chamando governo de coalizão. O deputado federal Evandro Milhomen é do PC do B, mesmo em outra ala do partido.

A FOICE DE HELENA
A foice da vice-prefeita Helena Guerra, que está no exercício do cargo de Prefeito de Macapá desde o dia 18 de dezembro, devido à prisão de Roberto Góes, continua cortando cabeças na administração municipal. Agora, de uma só tacada, mandou para casa Sara Núbia (esposa do prefeito Roberto Góes), e mais três ocupantes em cargo de primeiro escalão na prefeitura.

AS TROCAS
No lugar de Sara Núbia, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho – SEMAST, entrou Maria Lúcia Coelho; no lugar de Queila Simone Rodrigues da Silva (irmã do prefeito Roberto), na Procuradoria Geral do Município – PROG, entrou Riano Valente Freire; no lugar de Ana Lúcia Rocha, no Departamento de Arrecadação Tributária – DAT, entrou Ubiratan da Costa Andrade; e no lugar de Augusto Cezar do Nascimento, na Guarda Municipal – GM, entrou Armstrong Antônio Pedroso Silva.

ESPAÇO REDUZIDO
Quem teve sensível redução no espaço que tinha na gestão do Governo do Estado foi a deputada federal Dalva Figueiredo. Os cargos para quais foi convidada a apresentar nomes, como o Procon/AP, por exemplo, não tem a representatividade dos outros. Par quem sempre indicava os dirigentes da CEA terá que se contentar com menos.

RECEITA ESTADUAL
O secretário de estado da Secretaria da Receita Estadual, Cláudio Pinho Santana, está empenhado em definir a política tributária para o Estado. Já identificou algumas dificuldades na estrutura atual, mas ainda espera dispor de outras informações para definir as linhas mestras da política que pretende manter durante todo o atual governo.

AS DÍVIDAS
As dívidas para com o fisco estadual das empresas de médio e pequeno porte, de acordo com o levantamento que dispõe, são consideradas volumosas e algumas acumuladas durante os sete últimos anos. Aquelas que não decaíram por decurso de prazo, terão seus responsáveis chamados para estabelecer um cronograma de pagamento.

MAIOR AGILIDADE
O secretário Claudio Pinho está prometendo maior agilidade no processamento fiscal do Estado, melhorando a gestão na coleta dos tributos estaduais com um acompanhamento mais eficiente, bem como atualização dos registros das atividades econômicas sujeitos à tributação.

A ESTRATÉGIA
A estratégia que os gestores da Secretaria da Receita Estadual estão planejando utilizar para orientar o contribuinte prevê reuniões com as entidades empresariais e a possibilidade de manter uma aproximação permanente na análise dos resultados mensais alcançados.

POSIÇÃO DOS EMPRESÁRIOS
Segundo os empresários, da mesma forma como são grandes as dívidas tributárias das empresas com o governo do estado, são grandes os créditos que as empresas tem no governo do estado. Algumas empresas estão com os tributos atrasados porque os créditos que tem no governo não foram pagos.

PROMESSA
Já foram feitas as primeiras promessas com relação ao retorno do funcionamento do bondinho no Trapiche Eliezer Levi. Mas tudo depende da CEA, dona da energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário