terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O PODER CEGA

Rodolfo Juarez
Macapá?! Calma Macapá. Eu tenho certeza que você ainda vai sair bem dessa enrascada. Sei que as suas necessidades um dia ainda serão supridas e as suas vontades atendidas, para o bem de todos: de você mesma, dos seus habitantes e até mesmo dos seus dirigentes.
As pessoas não são de todas más.
Você vai ter oportunidade de ver o lado bom delas, que hoje te maltratam, te enfeiam e, até, dão a impressão que estão brigando contigo.
Azar deles! Sabes muito bem que as tuas virtudes brotarão entre os problemas, sejam eles quais forem, pois já destes provas do teu carisma e não negas beleza para ninguém, inclusive nós, teus admiradores, que estamos todos os dias querendo que sejas bem tratada.
És tão carismática que ainda está para nascer aquele que vem até aqui, te ver de perto, observar os teus detalhes, que não saia apaixonado por ti. É ou não é uma grande virtude?
E não precisas, sequer, apresentar-te com os adornos que tens direito, com os traços que trazes de muito tempo. É só deixar que a brisa forte do rio, quase um vendaval, toque o rosto de cada um de nós, mostrando o teu perfume e a tua alma, sempre disposta a agradar, a agregar, a proteger os teus habitantes, para que teus filhos privilegiados fiquem muito satisfeitos
Parece até que não tens defeito!
E se algum for notado, será encoberto pela alegria do teu povo, que carrega uma grande vontade – quer te ver cada vez mais bonita, mais graciosa, mais hospitaleira e capaz de satisfazer os mais exigentes.
Esses que não estão conseguindo entender o que tu estás querendo, um dia vão encontrar o caminho. Não é possível que só eles e apenas eles, possam continuar de coração duro e olhos fechados para não perceber o quanto tu os perdoa pelas oportunidades que estão perdendo.
Sim, são eles que perdem a oportunidade de satisfazer-se, regalar-se com o que tu lhes oferece. São bobos e, por isso, não compreendem o que está acontecendo contigo e com os teus habitantes.
É isso mesmo. Eles nem percebem que o poder cega!
Mas mesmo cegos haverão de notar o mal que estão fazendo. Não há uma hipótese sequer, capaz de deixar aqueles que te maltratam impunes.
Calma! Calma!
Todos nós sabemos que tu não estás querendo qualquer retaliação sobre quem quer que seja. És da paz.
Eu sei que tu não preferes o bolo, não pensas em museu, não queres festa, não queres discurso. O que tu queres antes de tudo isso é sentir que estão te preparando para receber a chuva e tomar o banho que se aproxima e que pode deixar muito dos teus moradores reclamando, sofrendo com as casas no fundo e se arriscando a contrair doenças feias.
Sabemos que não era para ser assim! Nisso tens toda razão.
Desculpe o mau jeito. Mas um dia, repito, eles saberão o tamanho do mal que fazem contigo e nem o choro escondido ou público, vão compensar esse tempo perdido. Sei, entretanto, que vás ficar feliz por ter recuperado alguns daqueles que, sem querer saber porque, nunca te quiseram bem.
Eles estão tendo uma oportunidade única e estão deixando passar.
O maior castigo vai ser o arrependimento por não ter feito nada daquilo que mais precisavas quando tiveram a oportunidade de fazer.
A dor do arrependimento é forte e única: ataca a consciência e estraçalha a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário