Rodolfo Juarez
O programa patrocinado pela Organização
para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apurou e divulgou, esta
semana, o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).
A OCDE é uma organização internacional
de 34 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da
economia de livre mercado, que procura oferecer uma plataforma para comparar
políticas econômicas, solucionar problemas comuns e coordenar políticas
domésticas e internacionais.
A maioria dos membros da OCDE é formada
por economias com elevado PIB per capta e Índice de Desenvolvimento Humano e
são considerados países desenvolvidos à exceção do México, Chile e Turquia.
Teve origem em 1948 com a Organização
para Cooperação Econômica, liderada por Robert Marjolin, da França, para ajudar
a gerir o Plano Marshall na reconstrução da Europa pós-segunda guerra mundial.
Posteriormente a sua filiação foi estendida à
estados não-europeus e, em 1961, a Convenção sobre a Organização para a
Cooperação e Desenvolvimento Econômico reformou a anterior organização e deu
origem à OCDE, que tem sede no Château de la Muette, em Paris, na França.
Os principais objetivos da organização é
apoiar um crescimento econômico duradouro, desenvolver o emprego, aumentar o
nível da qualidade de vida, manter a estabilidade financeira, ajudar os outros
países a desenvolverem as suas economias e contribuir para o crescimento do
comércio mundial.
Também é chamado de “Grupo dos Ricos”
porque os 31 países participantes produzem juntos mais da metade de toda a
riqueza do mundo.
A OCDE também partilha os seus
conhecimento e troca ideias com mais de 100 outros países e economias, desde o
Brasil, China e Rússia, até os países menos desenvolvidos da África.
Desde dezembro de 2012, a OCDE tem 25
estados não-membros com o status de observadores ou participantes de pleno
direito nas suas comissões. Cerca de 50 nã0-membros participam nos grupos de
trabalho, regimes ou programas.
A OECD tem mantido um diálogo político
com o propósito de partilhar as opiniões sobre quais são as melhores práticas a
seguir.
Desde de maio de 2007, o Conselho
Ministerial da OCDE decidiu iniciar negociações de adesão com o Chile, a
Estônia, Israel, Rússia e Eslovênia. Nesse mesmo conselho ficou decidido o
reforço da cooperação com o Brasil, a China, a Índia, a Indonésia e a África do
Sul.
O programa da OCDE avalia a qualidade da
Educação a cada três anos em 65 nações nas áreas de Matemática, Leitura e
Ciências. O Brasil, no momento, está abaixo da média em todas as provas,
avançando em passos lentos na educação e segue com posição ruim no ranking do
Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), exame coordenado pela
OCDE e aplicado a jovens em diversos países.
No Brasil o Distrito Federal é o melhor
em Matemática (416 pontos), Rio Grande do Sul, em Leitura (433 pontos) e o
Espírito Santo, em Ciências (428 pontos).
Na apuração geral o Brasil ficou, entre
os 65 países que participaram do programa, ficou em 58º lugar, em Matemática
(391 pontos); 55º em Leitura (410 pontos); e 59º em Ciências (405 pontos).
O Estado do Amapá, entre as 27 unidades
da Federação, ficou 23º lugar, em Matemática (360 pontos), ao lado do Pará; em
16º lugar, em Leitura (396 pontos); e 17º lugar, em Ciências (382 pontos).
As autoridades do setor educação no
Amapá precisam avaliar o atual sistema empregado, pois, nesse mesmo teste o
Estado já ficou em posição mais confortável.
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