sábado, 7 de dezembro de 2013

Ranking da Educação em 2013 - Amapá

Rodolfo Juarez
O programa patrocinado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apurou e divulgou, esta semana, o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).
A OCDE é uma organização internacional de 34 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado, que procura oferecer uma plataforma para comparar políticas econômicas, solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais.
A maioria dos membros da OCDE é formada por economias com elevado PIB per capta e Índice de Desenvolvimento Humano e são considerados países desenvolvidos à exceção do México, Chile e Turquia.
Teve origem em 1948 com a Organização para Cooperação Econômica, liderada por Robert Marjolin, da França, para ajudar a gerir o Plano Marshall na reconstrução da Europa pós-segunda guerra mundial.
 Posteriormente a sua filiação foi estendida à estados não-europeus e, em 1961, a Convenção sobre a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico reformou a anterior organização e deu origem à OCDE, que tem sede no Château de la Muette, em Paris, na França.
Os principais objetivos da organização é apoiar um crescimento econômico duradouro, desenvolver o emprego, aumentar o nível da qualidade de vida, manter a estabilidade financeira, ajudar os outros países a desenvolverem as suas economias e contribuir para o crescimento do comércio mundial.
Também é chamado de “Grupo dos Ricos” porque os 31 países participantes produzem juntos mais da metade de toda a riqueza do mundo.
A OCDE também partilha os seus conhecimento e troca ideias com mais de 100 outros países e economias, desde o Brasil, China e Rússia, até os países menos desenvolvidos da África.
Desde dezembro de 2012, a OCDE tem 25 estados não-membros com o status de observadores ou participantes de pleno direito nas suas comissões. Cerca de 50 nã0-membros participam nos grupos de trabalho, regimes ou programas.
A OECD tem mantido um diálogo político com o propósito de partilhar as opiniões sobre quais são as melhores práticas a seguir.
Desde de maio de 2007, o Conselho Ministerial da OCDE decidiu iniciar negociações de adesão com o Chile, a Estônia, Israel, Rússia e Eslovênia. Nesse mesmo conselho ficou decidido o reforço da cooperação com o Brasil, a China, a Índia, a Indonésia e a África do Sul.
O programa da OCDE avalia a qualidade da Educação a cada três anos em 65 nações nas áreas de Matemática, Leitura e Ciências. O Brasil, no momento, está abaixo da média em todas as provas, avançando em passos lentos na educação e segue com posição ruim no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), exame coordenado pela OCDE e aplicado a jovens em diversos países.
No Brasil o Distrito Federal é o melhor em Matemática (416 pontos), Rio Grande do Sul, em Leitura (433 pontos) e o Espírito Santo, em Ciências (428 pontos).
Na apuração geral o Brasil ficou, entre os 65 países que participaram do programa, ficou em 58º lugar, em Matemática (391 pontos); 55º em Leitura (410 pontos); e 59º em Ciências (405 pontos).
O Estado do Amapá, entre as 27 unidades da Federação, ficou 23º lugar, em Matemática (360 pontos), ao lado do Pará; em 16º lugar, em Leitura (396 pontos); e 17º lugar, em Ciências (382 pontos).
As autoridades do setor educação no Amapá precisam avaliar o atual sistema empregado, pois, nesse mesmo teste o Estado já ficou em posição mais confortável.  

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