sábado, 25 de janeiro de 2014

Há 70 anos era instalado o Governo do Amapá

HÁ 70 ANOS ERA INSTALADO O GOVERNO DO AMAPÁ
Rodolfo Juarez
Hoje o Amapá fecha setenta anos que tem os seus administradores dando as ordens a partir daqui. Sim, por que antes, as ordens vinham do Pará, trazida por arautos que nem sempre chegavam com o mesmo recado que haviam recebido na “capital”.
Não raro, quando por aqui chegavam, esqueciam parte do que vinham ordenar ou orientar, ou nem chegavam, ficando nas profundezas da foz do grande rio, como resultado de naufrágios no trecho, desafiando as águas barrentas no encontro do rio com o oceano, que tinham que fazer em embarcações inapropriadas e enfrentar os ventos e as águas revoltas.
No dia 25 de janeiro de 1944 Janary Nunes instalava o governo do Território Federal do Amapá com a incumbência de gerenciar, a partir daqui, os interesses da população dessas terras que ocupavam a margem esquerda do Rio Amazonas.
Era um desafio, mas, nem por isso, Janary Nunes hesitou. Estava acostumado às exigências da corporação que servia, aqui mesmo na região, e aos problemas que tinha que dar solução todos os dias.
O Território Federal do Amapá, criado há três meses e doze dias, no dia 13 de setembro de 1943, receberia como capital o cidade de Amapá, na costa oceânica da unidade federativa, com as mais diferentes justificativas, uma delas a da possibilidade do desenvolvimento através do convencimento de parceiros internacionais que, já naquela época, passavam perto daqui, não paravam, a não ser para colher o pescado farto da costa amapaense.
Era uma questão de visão administrativa. E Janary percebeu que, pelo menos naquele momento, o parceiro que mais interessava era o Estado do Pará, principalmente a sua capital, Belém, que está, em linha reta, a 400 quilômetros de Macapá.
A decisão mereceu demorada justificativa para as autoridades federais, mas, finalmente, foi acatada a proposta e Macapá, torna-se, a partir do dia 25 de janeiro de 1944, oficialmente, a Capital do Amapá.
Definidas as questões politicas-administrativas, o trabalho se concentrou nas questões econômicas e de desenvolvimento, uma história que vem sendo construída durante os últimos 70 anos, e que conta a transformação de Macapá em uma das mais importantes cidades da Amazônia e do Brasil.
Os vários governos que se sucederam, sempre cuidaram para que Macapá fosse preparada para alcançar a sua maioridade o que ocorreu apenas em 1986 com a posse do primeiro prefeito eleito pelo povo - Azevedo Costa -, com a responsabilidade de cortar o cordão umbilical que havia com o Governo do Território, que tinha a incumbência de nomear os prefeitos da capital e dos demais municípios.
Desde 1986 até agora já se passaram 28 anos, foram eleitos sete prefeitos e Macapá não parou e crescer como capital, primeiro do Território e depois, a partir de 1991, Estado.
A instalação do governo do Amapá naquele dia, 25 de janeiro de 1944, é um marco para a região, mesmo com todos os percalços, a prova está pela preferência que muitos brasileiros têm tido por essa Unidade Federada, emprestando o seu talento e as suas forças paro o desenvolvimento local.

É um dia que poderia ser festejado, mas os dirigentes estão esquecendo os momentos importantes da história local. Mesmo assim, sabe-se que um momento como esse pode reacender a vontade que tem a população de contar com um Estado próspero com suas cidades em condições de acolher, satisfatoriamente, cada um dos seus habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário