domingo, 7 de abril de 2013

As outras trocas no time do governo

DETRAN, CULTURA, ESPORTE E LAZER E ESCOLA
Rodolfo Juarez
Depois de analisar as trocas de comando na Secretaria de Infraestrutura, na Secretaria de Administração e Secretaria da Saúde, considerando as motivações, o momento e as possibilidades, agora vamos nos deter em outras quatro unidades administrativas do Governo do Estado, com orçamentos menores, mas nem por isso de menos importância.
A volta do comunista do Brasil, Luiz Pingarilho, ao primeiro time do Governo do Estado, agora como secretário de cultura, representa a recuperação do espaço político que o governador havia abandonado um pouco antes das eleições municipais de 2012, por conta da candidatura do deputado federal Evandro Milhomem ao cargo de prefeito de Macapá.
Os dirigentes do PSB entenderam ser incompatível manter, no Governo do Estado, um representante do PC do B, que se apresentava como concorrente ao mesmo cargo que os socialistas buscavam com a candidatura de Cristina Almeida. Entenderam haver incompatibilidade e confronto de interesses, além de criar dificuldades para explicar a situação aos militantes e aliados.
Ainda prevalece para os dirigentes partidários e os militantes políticos a tese de que é preciso garantir os interesses do poder para depois garantir os interesses do governo e do contribuinte.
Apesara de Luiz Pingarilho não voltar para o comando da Secretaria de Esporte e Lazer, onde havia começado o seu trabalho, assumiu a Secretaria de Cultura, onde estava Zé Miguel, um fiel defensor da ideologia pessebista, mesmo sem qualquer explicação que pudesse justificar a troca.
O que causou surpresa foi a nomeação de Mário Brandão para o comando da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado. Com pouco trânsito entre os dirigentes do PSB, mas com as referências de ter sido candidato a prefeito do município de Santana, Mário Brandão, filiado ao PT do B, apresentou-se pelo seu histórico funcional.
Maria Brandão teve um desempenho muito bom quando esteve no comando da Coordenadoria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Santana. Foi criativo, movimentou o setor, inclusive com competições esportivas inusitadas que atraíram atletas de todo o Estado e da região, com disputas de competições com características locais e um misto de aventura e esporte.
Não é um neófito para o setor. Conhece a finalidade da secretaria e pode fazer um bom trabalho. É preciso ter apoio, pois, ao que parece, disposição não lhe falta.
A volta do comando do Detran/AP a um agente da Polícia Militar parece ser conveniente. È inegável que aquele departamento, que ganhou autonomia administrativa não faz muito tempo, precisa contar com o apoio irrestrito da Política Militar para alcançar os seus objetivos nas ações educativas e repressivas que estão na lista de atribuições do Detran.
O tenente PM Aurivan Gomes da Silva é o terceiro diretor do Departamento desde que Camilo Capiberibe assumiu o Governo do Estado. É um setor que tem enfrentado dificuldades internas, com graves repercussões externas, e que precisa se firmar, tanto como unidade gestora, como um cartório que conquiste a confiança dos condutores e donos de veículos.
Com relação à Escola de Administração Pública, unidade muito importante e que precisa estar em condições de atender os interesses da administração pública local, não só com relação aos interesses diretos do Governo do Estado, mas também como referência técnica e didática para as necessidades da modernização da administração pública local.
O professor Adalberto Ribeiro, aceitando essa incumbência, dá prova de que gostou de ser um agente de gestão das políticas públicas para o conhecimento específico das diretrizes preparatórias de pessoas para a gestão pública.
Essa nova equipe precisa responder aos interesses da população, para que o Governo encontre o caminho por onde a população quer caminhar.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário