quinta-feira, 4 de abril de 2013

O jogo de xadrez do governador Camilo

Rodolfo Juarez
Mudar por mudar, de pouco vai adiantar. Mudar sem ter a certeza que vai dar certo é desperdício de tempo e de oportunidade. Mudar sem ter o principal foco na melhoria de resultados onde são feitas as mudanças, testa um erro provável e arrisca a qualidade do cenário que se está idealizando.
Logo depois do anúncio das modificações - em seguida confirmadas -, na equipe de auxiliares que atua no primeiro escalão do Governo do Estado, feitas pelo governador Camilo Capiberibe, ouvimos pessoas de dentro e de fora da administração estadual, sobre o que se poderia esperar da intervenção, por atacado, efetivadas pelo chefe do Executivo Estadual.
As opiniões diversas, algumas obtidas sobre o impacto do descarte e outras vindas dos motivados “escolhidos”, não foram tão diferentes daqueles que, simplesmente, observaram as modificações avaliando o potencial de cada um dos que assumiram na tarde de segunda-feira, as novas atribuições na gestão de algumas Unidades do Governo Estado.
Foi nesse conjunto de oitivas e contrabalanços, que procuramos buscar os fundamentos para avaliar o que foi feito pelo governador na movimentação de vários auxiliares e chamamento de outros, para dar nova formação ao time que está jogando e não consegue vencer as adversidades que o governo enfrenta desde o começo do mandato em janeiro de 2011.
Encontrar uma forma de remover o engenheiro Joel Banha da Secretaria de Infraestrutura foi o que exigiu mais ensaios.
Joel Banha é o comandante de uma das alas mais fortes do PT no Amapá, exatamente a que indicou Dora Nascimento para ser a candidata ao cargo de vice-governador e foi um dos responsáveis pela confirmação da candidatura de Camilo Capiberibe ao cargo de governador do Estado – juntamente com Antônio Nogueira, também do PT -, nos idos de abril de 2010.
Mas havia necessidade de fazer a troca. Os resultados obtidos nos dois primeiros anos do mandato do atual governador não espelhavam o que a equipe havia projetado.
As obras públicas de responsabilidade do Governo do Estado e que estão diretamente afetas à sistema de fiscalização da Seinf, passam por um sistemático e desafiador processo de desobediência contratual, irritando a população, as empresas, os engenheiros e o próprio governador.
Os exemplos são muitos, mas dois são emblemáticos: a Revitalização do Estádio Estadual Milton de Souza Correa e a Execução das Obras do Píer no Bairro Santa Inês.
O substituto já fora escolhido, faz algum tempo e, além do cacife político acumulado, também tem um histórico que o credencia com a possibilidade de fazer a “virada” esperada, pelo prestígio que tem com os agentes das empresas contratadas e pelos resultados alcançados, durante o período que esteve, noutras oportunidades, como gestor da Secretaria de Infraestrutura do Estado e tem na carteira de filiado do PSB, em destaque, o nome Amilton Lobato Coutinho.
Faltava acalmar o “companheiro” Joel que, entre as alternativas oferecidas apenas uma atraia a ele e ao seu grupo – voltar, como deputado, à Assembléia Legislativa do Estado.
Para o PSB essa volta tinha um preço político e partidário muito alto. Joel Banha, nas eleições de 2010, quando disputava uma vaga para deputado estadual, na coligação PT/PSB, ficará na 5ª colocação entre os que disputaram por aquela coligação, na frente de Joel Banha três candidatos do PSB (a deputada Cristina Almeida, o deputado Agnaldo Balieiro e suplente Ruy Smith) e um do PT (o suplente José Luiz).
Convencer os dirigentes do PSB que sacrificaria toda a bancada do partido na Assembléia Legislativa para poder fazer a troca, deu muito trabalho, mais do que os próprios deputados do PSB que deixaram os seus cargos de deputado estadual para abrir a vaga e a possibilidade do retorno de Joel Banha ao Plenário da Assembleia Legislativa.
Mesmo com o tabuleiro tremendo, a mexida representou, por enquanto, um xeque-mate com o com o “bispo”, pois a “dama” ficou protegendo o “rei”.
Com relação às demais mudanças, acompanhe a análise nos próximos artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário