Ainda são muito
tímidas as iniciativas tomadas pelas autoridades com relação a encontrar uma
resposta para o que aconteceu no porto de embarque de minério, em Santana.
Os
levantamentos, apesar de ainda não serem conclusivos, os que foram divulgados
deixaram evidentes que o ocorrido tem muito mais chances de ter sido um
deslocamento de terra de que qualquer outro fenômeno natural ou extranatural.
Até mesmo os
primeiros resultados obtidos por peritos da Polícia Técnica Estadual e
anunciados, publicamente, pela televisão na semana passada, já apontam para a
acomodação de terra por motivos ainda não completamente conhecidos, mas que,
provavelmente, seria resultado da combinação dos fatores próprios dos rios da
região, combinado com sobrecarga no pátio e velocidade tangente da água do rio.
Não há, de
acordo com as primeiras avaliações, condições de afirmar que o processo de
deslocamento de terra esteja concluído, considerando as trincas que o solo
apresenta e as indicações das prováveis movimentações a que esteja sujeita.
São várias as
hipóteses que levaram ao registro do deslocamento da terra e, entre essas
hipóteses, estão:
01. A falta de
avaliação das condições do porto.
Essas avaliações
são feitas todas as vezes que é operada a dragagem de qualquer dos portos que
se distribuem por todo o Brasil. É no momento da dragagem que se analisa o
comportamento do berço onde os navios atracam e se avalia as anormalidades no
deslocamento no fundo do rio.
O local onde
estava o cais flutuante construído há mais de 50 anos pela ICOMI, foi o mais
favorável detectado pelos técnicos de então, entretanto, considerando as
grandes águas e a velocidade dessas águas, periodicamente (duas vezes por ano)
aquela empresa fazia as inspeções para avaliar a parte estrutural do porto,
mesmo flutuante, pois os esforços feitos pelos braços de atracação eram muito
fortes e variáveis.
Até agora a
empresa Anglo American não apresentou o plano de dragagem para as autoridades,
principalmente para a Autoridade Portuária, que é exercida nessa área pela
Companhia Docas de Santana, por delegação da União, através do Ministério dos
Transportes.
Há um rígido
cronograma para ser seguido por todos os responsáveis pelos portos brasileiros
e que é registrado sob o nome de Plano de Dragagem.
02. A provável
sobrecarga colocada no pátio de manobra do porto.
Essa situação já
vinha sendo constatada e questionada em algumas oportunidades pelos
observadores. A construção do pátio obedeceu a um projeto e, certamente, havia
uma previsão de carga máxima para o pátio. Esse é outro ponto que precisa ser
apresentado pela empresa.
Saber se o pátio
trabalhava com sobrecarga de minério é um ponto muito importante e que
influenciava, certamente, na parte estrutural do pátio, que também era
submetido às exigências de cargas móveis, decorrentes do deslocamento de
máquinas pesadas movimentando o minério de um lado para o outro.
03. Batimetria.
A batimetria ou
batometria é a medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios, e é expressa
cartograficamente por curvas batimétricas que unem os pontos da mesma
profundidade com eqüidistâncias verticais (curvas isobatimétricas), à
semelhança das curvas de nível topográfico.
A empresa,
tacitamente, já reconheceu que não dispõe desse estudo, tanto que solicitou à
Marinha do Brasil para que faça o levantamento batimétrico, certamente por não
conhecer a realidade do fundo do rio, tanto atual como pretérita.
São todos pontos
importantes, inerentes aos portos brasileiros, sua operação e à sua segurança.
Não está
completamente descartada a possibilidade de ter sido um acidente, mas são muito
fortes os indícios de que pode ter sido um acidente com culpa e até com culpa
consciente ou dolo eventual.
Apurar isso é
difícil, mas a persecução é obrigação das autoridades policiais que podem
buscar todos os elementos necessários para não deixar a verdade escapar.
Muito nos estranha a possibilidade da construção de um grande engodo encomendado por que não interessa esclarecer a verdade!
ResponderExcluirMuito poder e muito interesse num mesmo lado nos perpassa um perfil com poucas esperanças para vislumbramos uma resposta real!
Torço para que o bom-senso, escasso pelas bandas daqui, prevaleça nesta busca! Lamento perceber que muitos que bravatam a moralidade e a defesa dos menos favorecidos, diante de tal fato, se recolhem em suas ostras e fazem de conta que nem escutam, nem vêem o que se desenha diante deles!
Muitos interesses e muitos poderes cruzados!
O povo?
"O povo que se lasque!"
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