sexta-feira, 19 de abril de 2013

Noticias & Sussurros

MAIS UM
Já está entregando o boné mais um secretário municipal da Prefeitura de Macapá. Agora é o professor Saul Peloso, da Secretaria Municipal de Saúde que está deixando o cargo. Segundo o que apurou a coluna é uma questão muito mais partidária do que técnica. Jorge Amanajás foi quem indicou o secretário e ele está se achando no direito de pedir a exoneração. Por outro lado há quem afirme que o professor gostou da função e entre deixar o cargo e trocar de chefe, deve preferir trocar de chefe.
 
NOVO PARTIDO
O Partido da Mobilização Democrática, criado esta semana em Brasília, como resultado da fusão entre o PPS e o PMN, é a novidade que espera a resolução do Tribunal Superior Eleitoral anunciando o registro do novo partido no TSE. Segundo o presidente da nova sigla, Roberto Freire, confirmou que o novo partido será de oposição ao Governo Federal e começa com 14 deputados federais e com uma janela de 30 dias para receber outros deputados que quiserem mudar de sigla.
 
NO AMAPÁ
No Estado do Amapá o novo partido começa com 8 vereadores, um vice-prefeito (o da capital) e dois deputados estaduais, todos eleitos pela legenda do PPS uma vez que o PMN não tem filiado com cargo eletivo no presente momento. O Partido da Mobilização Democrática, segundo as suas lideranças locais, vai aproveitar a “janela” aberta por 30 dias para atrair outros parlamentares que desejarem mudar de sigla.
 
NÃO DEU
O delegado Sávio Pinto que foi nomeado para ser o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, depois de ter sido exonerado do Departamento de Trânsito do Amapá, já pediu exoneração, que foi aceita, de adjunto. Segundo o que foi apurado, Sávio Pinto não aceitou algumas regras anunciadas pela secretária Olinda Consuelo e pediu a exoneração que foi prontamente aceita pelo governador. Sávio Pinto, como é do staff da Administração Estadual, poderá ser chamado para outra função de comando.
 
DIREITOS DOS NOVOS PARTIDOS
Por 240 votos a 30, o plenário da Câmara aprovou o texto-base do projeto que limita os direitos dos novos partidos ao fundo partidário e ao tempo de propaganda eleitoral na rádio e na TV. O objetivo principal da proposta é mudar o entendimento firmado no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal, que concedeu ao então novato PSD tempo de TV e recursos do fundo proporcionais ao tamanho da bancada que montou com deputados eleitos por outros partidos em 2010.
 
MARINA SILVA
A aprovação afeta os planos da ex-senadora Marina Silva de criar um novo partido. O projeto, que ainda precisa ser votado pelo Senado, estabelece que os novos partidos, quando não possuem deputados federais eleitos, têm apenas direito à divisão das parcelas mínimas do fundo partidário e do tempo no rádio e na TV.
 
AUMENTO
Os deputados estaduais aprovaram o reajuste salarial dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá. A lei entra em vigor com a publicação, retroagindo seus efeitos a partir de 1º de abril deste ano. De acordo com o projeto o reajuste de 6% vale para os servidores que estão com salário próximo ao teto constitucional. Os demais servidores de nível básico, médio e operacional, o aumento será de 9%.
 
COMISSÃO PARLAMENTAR
Segundo o que se pode apurar em entrevista com familaires das vítimas do porto de embarque de manganês, em Santana, são poucos os que acreditam que a Comissão Parlamentar Especial, criada pela Assembléia Legislativa para acompanhar a apuração do ocorrido em Santana, pode oferecer alguns resultados. Menso de 10% disse acreditar no trabalho e um percentual ainda menor, acredita no presidente, deputado Charles Marques, e no relator, deputado Jorge Salomão.
 
TAPA BURACO
Continua o drama dos condutores de veículos em Macapá. Segundo os taxistas os prejuizos não justificam permanecer rodando pela cidade. Afirmam que os buracos são tantos e grandes que se transformaram em um dilema para todos: não sabem se ficam em casa esperando as coisas melhorarem, ou se saem e arriscam o trabalho e também, o carro que, mesmo novo, em 15 dias apresenta sérias avarias.
 
DESCONFIADOS
Os professores já começaram a ficar desconfiados com tudo, temendo uma nova greve da qual não querem participar. Mesmo assim estão atentos e já sabem que, até agora, ainda não foram iniciadas as conversas com relação às reivindicações da categoria. Já os policiais civis estão aguardadndo para este final de semana o posicionamento do governo com relação ao aumento decorrente da data base que é 1º de abril.
 
CARGA TRIBUTÁRIA
A elevada carga tributária ainda foi o principal problema enfrentado pela indústria no primeiro trimestre de 2013, segundo a Sondagem Industrial de março divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No entanto, houve uma redução do porcentual de empresários que assinalaram esse problema na comparação com o primeiro e quarto trimestre de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário