segunda-feira, 3 de março de 2014

Os últimos carnavais no Sambódromo

Aconteceu de tudo no carnaval amapaense desde 2010 quando se instalou o caos e o resultado andou por todas as esferas, inclusive a do Judiciário. Em 2011 não houve desfile de carnaval. Em 2012 e 2013 a Maracatu se impôs vencendo as duas disputas.

CARNAVAL DE 2010
Até hoje ainda se discute o resultado do carnaval de 2010. Naquele ano a Liga chegou a declarar todos os participantes da disputa do Grupo de Especial como campeão do ano. Depois uma ordem judicial fez com que fossem apurados todos os itens e o Piratas da Batucada ficou em 1º lugar. Então, a Liga tirou os pontos dos Piratas e rebaixou a Escola para o Grupo de Acesso e proclamou campeã a Universidade de Samba Boêmios do Laguinho. Pra valer mesmo, até agora ninguém arrisca a palavra final e nem mesmo o Piratas da Batucada chegou a ser rebaixado. Resultado: acabaram a Liesa e fundaram a Liesap.

CARNAVAL DE 2011
Não houve. A Liga e o Governo do Estado que havia assumido em janeiro, não entraram em acordo e encerraram a conversa sem qualquer definição. Resultado: as escolas de samba não foram para o Sambódromo e o Estado do Amapá deixou marcado, por desentendimento, que não houve carnaval naquele ano. Como a punição para os Piratas era participar do Grupo de Acesso em 2010 e não houve o carnaval, então a punição estava superada, na opinião dos piratistas, e a volta garantida à elite.

CARNAVAL DE 2012
Devido não ter sido clara a punição, em 2012 o Grupo Especial do carnaval local contou com 7 escolas, ao invés de seis. Resultado: Maracatu da Favela foi a campeã, Boêmios do Laguinho vice-campeã e o Piratas ficou em 5º lugar, escapando por pouco do Grupo de Acesso que, naquele ano recebeu as escolas Unidos do Buritizal (6ª colocação) e a Império da Zona Norte (7ª colocação), desde então com novo nome.

CARNAVAL DE 2013

Em 2013 o carnaval, pelo menos com relação ao número de participantes nos grupos especial e de acesso voltava a contar com 6 naquele e 4 neste. Foi campeã, ou melhor, bicampeã a Escola de Samba Maracatu da Favela, com Piratas Estilizados ficando em 2º lugar, consequentemente com o vice-campeonato. Piratas da Batucada, outra vez, ficou próximo da queda, em 4º lugar. No grupo de acesso a primeira colocada foi a Império da Zona Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário