sexta-feira, 29 de março de 2013

Aleluia!

Rodolfo Juarez
Sábado de Aleluia.
Não sei por que os seguidores de Cristo por todo o Mundo não mantiveram o calendário que colocava o sábado da Semana Santa como Sábado de Aleluia. Acho que os que trabalharam essa mudança ao longo dos últimos 40 anos já devem estar arrependidos.
Funcionava como uma preparação, mas mundana para a Festa da Ressurreição, o Domingo de Páscoa, que vem em seguida.
Com isso as dúvidas apareceram, as confusões com as datas e os significados foram inevitáveis, ao de ser ensinado que a o Domingo de Páscoa era também o domingo de Aleluia.
E o que significa Aleluia?
Essa palavra é bem conhecida da maioria dos fiéis na cristandade. Alguns a clamam nos ofícios dominicais. No entanto, quantos sabem o que ela realmente significa?
Trata-se de uma palavra hebraica que significa “Louvai a Jah!”. É uma aclamação alegre e vigorosa ao Criador, cujo nome é Jeová.
A palavra “aleluia” aparece com freqüência na Bíblia.
Por quê?
Porque há muitos motivos para louvar a Deus.
Jah (Jeová) é o Criador e Sustentador do vasto Universo. (Salmo 147:4, 5; 148:3-6). Ele originou os ecossistemas que tornam possível a vida na Terra. (Salmo 147:8, 9; 148:7-10) e tem um interesse especial pela humanidade.
Se fizermos sua vontade, ele nos abençoa e apóia nesta vida e nos dá a esperança certa de uma vida ainda melhor no futuro. (Salmo 148:11-14).
Foi Jah (Jeová) que inspirou as palavras: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” — Salmo 37:29.
Assim, a exortação é dirigida a todos: “Aleluia!” “Louvai a Jah!” (Salmo 104:35) Infelizmente, porém, nem todos estão dispostos a acatar essa exortação. As pessoas estão sofrendo.
Muitos passam fome, estão doentes ou são oprimidos. Muita gente colhe os resultados amargos do uso das drogas ou do álcool ou da imoralidade ou rebelião.
Existe algum motivo pelo qual essas pessoas deveriam louvar a Deus? Claro que existe, mas perderam-se pelo caminho ou nem chegaram a encontrar o caminho e estão pelo acostamento, provavelmente esperando uma oportunidade para voltar e ganhar a confiança do Orientador.
Por essas e outras é que a Semana Santa foi perdendo o seu encantamento e deixando de motivar os jovens, principalmente, para experimentar o respeito aos mais velhos e a Deus.
Apesar de ainda ser denominada, por boa parte dos brasileiros, como Semana Santa, já não justifica a denominação, pois mesmo reduzida a uma dia, já são muitos o que consideram a sexta-feira santa como apenas e tão somente um feriado, ou mesmo, a véspera do sábado.
Alguém estava errado quando fez as definições do período da paixão, pois ninguém contesta os dias dos sofrimentos de Jesus, a data da sua morte e há profundo respeito pela Ressurreição.
Há pessoas que se anunciam como cristãos e que preferem não guardar esse período do ano.
É claro que perdem uma grande oportunidade para reavaliar o seu comportamento, as suas ações e atitudes, mesmo assim, entendem que tirar um desses dias é suficiente para preparar-se para Festa da Páscoa.
Já está longe o tempo em que desde o meio dia de quarta-feira as famílias se preparavam para a via sacra e a procissão do senhor morto, para no sábado “romper a aleluia” deixando a festa do domingo para o chocolate, o coelho em nome da Páscoa – o novo tempo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário