quinta-feira, 28 de março de 2013

O intrigante acidente que aconteceu no Porto de Santana

Os seis trabalhadores que estavam no Porto continuam desaparecidos
Os bombeiros suspenderam no inicio da noite as buscas prometendo retomá-las logo no começo da sexta-feira santa.
Equipes do Corpo de Bombeiros buscaram por todo o dia (quinta-feira, 28) seis pessoas que estão desaparecidas após acidente, provavelmente geológico, na região portuária de Santana, 20 km de Macapá, a capital do Estado do Amapá.
Segundo os bombeiros, o desmoronamento fez com que caminhões, guindastes e parte da área administrativa da mineradora, que estavam em uma estrutura flutuante, desaparecessem sobre as águas que tomou conta de um imenso buraco na área onde havia um pátio de estocagem de material e administração de embarque de minério.
O fato ocorreu por volta das 0h30 desta quinta-feira (28) e as causas ainda estão sendo investigadas.
Mergulhadores, homens da defesa civil, da Capitania dos Portos e da Polícia Militar permanecem no locl.
No início da madrugada, dois funcionários da empresa foram socorridos com vida do rio, informaram os bombeiros.
Dirigentes da área de comunicação da empresa responsável pelo local, Anglo American Brasil, afirmou que o desabamento foi provocado por um fenômeno da natureza.
Ele afirmou que "uma onda grande varreu toda a orla" e que "houve um desmoronamento de terra em que foram tragados equipamentos, caminhões e pessoas".
Mineradora diz que houve 'onda'
Em nota, a mineradora confirmou que, por volta das 12h da quinta-feira, seis pessoas continuavam desaparecidas (sendo 3 funcionários e outros três contratados por terceirizadas).
Informações iniciais atribuem o acidente "a uma massa de água anormalmente grande que se moveu pelo braço do rio", diz a empresa (leia a íntegra do comunicado).
Testemunhas disseram que foi o desabamento da estrutura do porto, que exporta minério para diversos países, que provocou a onda.
Diversos barcos, que estavam ancorados no porto, acabaram afundando. "Foi tudo muito rápido, não levou mais de cinco minutos", disse o vigilante que estava no local.
As buscas pelos desaparecidos não têm prazo para acabar, informou o major Neri.
Leia o comunicado da Anglo American sobre o caso:
"A Anglo American – Sistema Amapá informa que, por volta da meia noite desta quinta-feira (28), ocorreu desmoronamento de parte do terreno onde se localiza o píer flutuante utilizado na atracação de navios que embarcam minério de ferro. As causas do desmoronamento ainda estão sendo investigadas – informações iniciais atribuem o acidente a uma massa de água anormalmente grande que se moveu pelo braço do rio pois outros portos localizados na região também foram afetados. Veículos e equipamentos em operação foram tragados para dentro do rio. Até o momento, seis pessoas (3 funcionários e 3 contratados) estão desaparecidas.
A Anglo American comunicou o incidente a todas as autoridades de segurança do Estado. A área atingida foi interditada pelo corpo de bombeiros e as buscas às pessoas desaparecidas foram iniciadas imediatamente. A empresa está tomando as providências necessárias para atendimento e apoio às famílias dos desaparecidos."



Nenhum comentário:

Postar um comentário