terça-feira, 1 de maio de 2012

OS VEREADORES


Rodolfo Juarez

Já são muitas as reclamações da população com relação à ausência dos vereadores no processo de enfrentamento dos problemas urbanos e rurais do Município de Macapá.

Segundo a crescente onda de insatisfação, os vereadores de Macapá estão fazendo pouco caso dos grandes problemas que a Administração e a população enfrentam e que está refletindo fortemente na qualidade de vida dos que moram em Macapá ou nos distritos municipais.

As reclamações do povo estão muito mais concentrados no que está acontecendo com a cidade que, sabem eles, cresceu demais, mas que tem havido muito descuido dos secretários municipais no trato das questões. Entendem que não é possível continuar, indefinidamente, sem que haja por parte dos técnicos e dos políticos, qualquer resposta que possa devolver a confiança na Administração.

O crescimento populacional acima da média e o passivo da qualidade de vida urbana, aliado ao pouco caso feito pelo Governo do Estado para com a cidade, são considerados questões que precisam ser resolvidas ou, pelo menos, ter o seu avanço destrutivo, contido.

Já são muitas as ruas das periferias da cidade que estão completamente intrafegáveis e, com isso, trazendo dificuldades e aborrecimento aos moradores que não sentem a presença dos técnicos nesses locais, muito embora afirmem que tem muitos moradores decididos a colaborar.

Nas vias do centro e de ligação com os bairros mais afastados os problemas são com as pistas de rolamento onde os buracos proliferam devido: ou a qualidade do asfalto ou mesmo a fadiga da capa ou da base da via, afetada fortemente, pelas chuvas que acabam contribuindo para aumentar a velocidade do aparecimento dos buracos, ou ao descuido dos técnicos e dos administradores.

A sinalização das vias também é outro ponto destacado pelos moradores. Eles alegam que os anúncios não são cumpridos e mesmo os programas que são divulgados não se realizam. Citam com exemplo as faixas de pedestres em pontos importantes da cidade que, ou estão completamente desaparecidas, ou apesar de prometidas, nunca foram efetivamente pintadas.

O transporte coletivo é outro problema grave. Cada vez mais aumenta o tempo de espera nas paradas de ônibus, a maioria delas sem qualquer proteção contra o sol ou a chuva e outras que têm a proteção, não chegam a atendem os que precisam mais – as pessoas com problemas de saúde ou as pessoas idosas.

Outro problema que a população catalogou foi a falta de cuidado com as vias de acesso aos distritos do Município de Macapá. Mesmo os distritos mais próximos como Fazendinha e Curiau, não estão satisfatoriamente atendidos. Na Fazendinha, principalmente na área onde está o bairro Vale Verde, a situação é grave.

Naquele local, no Vale Verde, já foram feitas promessas de melhoria tanto pelos gestores municipais como pelos gestores do Estado. Nem um, nem o outro cumpriu o que prometeu – um cinturão asfáltico no bairro que a cada dia cresce em número de moradores e nas dificuldades de uso das vias internas no bairro.

As vias internas dos distritos da Pedreira e do Pacuí passam por momentos jamais experimentados.

Esses pontos fazem parte de um glossário levando por um grupo que fez realizar uma mesa redonda para analisar, de forma técnica e comunitária, os problemas que estão afetando a cidade de Macapá e os interiores do Município de Macapá.

Durante as discussões, ficaram claros que os munícipes não deixaram de se preocupar com a cidade e com as áreas rurais, através dos seus representantes, mas também ficou claro que já não estão suportando a quantidade de dificuldades que têm que enfrentar todos os dias, no simples processo de ter que continuar circulando entre o trabalho e a moradia.

E os vereadores foram alvos das criticas mais contundentes, entretanto os secretários municipais, o governador e o próprio prefeito, também foram alvos de cobranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário