sábado, 16 de junho de 2012

LDO - AMAPÁ 2013

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA 2013
Rodolfo Juarez
Desde o dia 30 de abril que está na Assembléia Legislativa do Estado do Amapá, o Projeto de Lei para as Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2013, encaminhada pelo Executivo Estadual, atendendo o mandamento constitucional do Estado contido no parágrafo quarto, do artigo 175, da Constituição do Estado do Amapá.
Pelas controvérsias havidas na estimativa da receita e definição das despesas dos últimos dois orçamentos, o de 2011 e o de 2012, o momento da elaboração do relatório referente à LDO pode ser considerado de fundamental importância para que se tenha uma Lei do Orçamento Anual, sem vetos e com melhor distribuição da receita do que aquela havia nos dois últimos anos.
O governador é o mesmo, a equipe da área econômica e orçamentária é a mesma e os deputados são os mesmos, o que não cabe são as mesmas discussões, as mesmas dissensões havidas nos dois anos anteriores.
Então, que se cuide bem do Projeto da LDO. Não deixando nada para última hora e que se busque o consenso este ano, pelo menos.
Os deputados têm até o dia 30 de junho para votar a aprovar a LDO para 2013.
Apesar de ser uma peça de viés técnico, os interessados como sindicatos, associações, prefeituras e organizações governamentais e não governamentais, precisam conhecer o que o Executivo está propondo para depois não terem que estar pedindo e recebendo respostas que não houve previsão para o que está sendo pedido.
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2013 trata das metas e prioridades da administração pública estadual; das alterações nas legislações tributárias; da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e dos limites das propostas dos Poderes do Estado: Poder Legislativo (Assembléia e Tribunal de Contas), Poder Judiciário (Tribunal de Justiça do Estado) e Ministério Público Estadual.
A Lei de Diretrizes Orçamentária trás autorização para a concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, para a criação de cargos, emprego e funções ou alteração de estrutura de carreira, bem como para admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, pelos órgãos e entidades da administração direta e indireta, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
Acontece que até agora o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias continua sem conhecimento do cidadão. Nem no Portal da Assembléia Legislativa e nem no Portal do Governo do Estado constam o Projeto em referência que tem prazo limite para ser votado, o dia 30 de junho de 2012.
Também no programa de rádio que a AL mantém, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas, na Rádio Forte FM, ainda não houve qualquer referência, até mesmo se o projeto está sendo analisado, o que pode ser considerado um descaso frente a uma decisão que determina as linhas mestras do Orçamento de 2013.
Sem discussão pública são pequenas as chances de se obter um resultado que satisfaça as necessidades do Estado. Não que as informações estejam distante do âmbito de atuação dos deputados ou dos técnicos da AL e do GEA, mas porque, os métodos utilizados até hoje estão com suas vertentes positivas consumidas por uma série de exigências feitas a esses pontos.
Também não custaria nada, considerando a metodologia para analisar as questões que são consideradas importantes pelos deputados, chamar uma audiência pública para debater a questão, quando, então, todos os detalhes da proposta encaminhada pelo Executivo seriam abertos aos detalhes e conhecida por todos os que dela se interessasse.
Ainda há tempo, basta organizar, pois sábado, dia 30, é o último dia para votação. Como os deputados não deliberam na quinta e na sexta-feira, o projeto deverá estar pronto para ser votado na quarta-feira, dia 27 de junho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário