quinta-feira, 21 de junho de 2012

A TEORIA NA PRÁTICA É OUTRA

Rodolfo Juarez
A prática para os agentes públicos, principalmente aqueles funcionários públicos do alto escalão, fica muito distante da teoria e quando os agentes teóricos se aproximam, dá a impressão que os agentes encarregados da prática de afastam ou são afastadas pelas circunstâncias sempre estranhas ou com fortes sintomas de doenças desconhecidas.
Agora mesmo o Estado do Amapá faz-se representar nas reuniões populares; através de agentes públicos, entre eles o próprio governador; agentes políticos, entre eles pré-candidatos nas eleições municipais; agentes sociais, entre eles representantes de etnias e categorias, em busca de oferecer a contribuição do Amapá para os princípios idealizados para a Conferência Rio + 20.
O Estado do Amapá, como um estado importante da Amazônia, não pode ficar alheio às discussões, até mesmo para ganhar massa crítica e conteúdo para, a partir daqui, onde está o centro dos interesses do Estado, organizar para que questões que são rejeitadas pelos países desenvolvidos não sejam rejeitadas pelo Amapá, um estado em desenvolvimento.
Por aqui as regras ambientais primárias encontram dificuldades para serem feitas válidas e porque não há definição clara da parte dos governos locais, do Estado e dos Municípios, de ações que possa dar proteção ao meio ambiente.
O sistema de coleta de esgoto sanitário na pratica inexiste. Mesmo assim somos ufanistas quando anunciamos que o Amapá tem a preservação, quando medida em percentual, a mais alta do Brasil e, certamente, do mundo.
Isso quer dizer que os nativos, principalmente os caboclos, fizeram e fazem muito melhor o dever de casa, mesmo com poucas informações sobre as questões ambientais; enquanto isso os governos, estadual e municipais, se atrapalham para organizar a coleta de esgoto, mas, nem por isso, deixam de ir aos palcos onde se discute o futuro ambiental do mundo, anunciar os números que interessam.
Não se fala nada da coleta, transporte e tratamento do esgoto sanitário, responsável pelas agressões ambientais e pela queda da qualidade de vida da população que não reconhece qualquer iniciativa que a proteja nem em médio prazo.
O lixo urbano não recebe os cuidados que precisam receber, entretanto, nos conformamos, através dos nossos gestores e representantes do setor ambiental a calar, esquecendo da responsabilidade primária de todos.
É possível que a Rio + 20 possa despertar essas autoridades e esses representantes, para a nossa realidade e passarmos a valer-nos dessa contribuição que os pioneiros nos deixaram e honrar-lhe as decisões, que mesmo empíricas, nos dão oportunidade para falar em preservação.
Quando lembramos que o lixo urbano em Macapá, a capital do Estado, tem menos da metade do lixo doméstico produzido, pela população, coletado e que o transporte e o destino final não são adequados, haveremos de sentir que a “luz vermelha ambiental do Amapá” está acesa.
Fortalecimento das unidades da gestão ambiental, como: secretaria estadual do meio ambiente, secretarias municipais do meio ambiente, conselho estadual do meio ambiente, conselhos municipais do meio ambiente, para que não vivam à míngua orçamentária e sem um estudo continuado que isso possibilite.
Não é por falta de legislação, pois, a Constituição do Estado do Amapá é uma das que dedica maior atenção, em todo o Brasil, à capitulo do Meio Ambiente. Mas isso não interessou, até agora, a qualquer gestor.
Está muito claro para a comunidade que, para os gestores estaduais principalmente, a teoria, na prática é outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário