quinta-feira, 28 de junho de 2012

SE ERRAR JA SABE: SIFU!

Rodolfo Juarez
Quem dera que as lideranças políticas mudassem o pensamento e entendessem que o mandato deve ser cumprido com trabalho em favor da população.
Os recentes acontecimentos botaram para fora e escancaram a vida de muitos políticos e de alguns personagens que só sabe estar engatados com políticos, levando-os, em muitas oportunidades, a fazer o que não deviam fazer.
Esses serimbabos seguem os seus “donos” onde eles forem e sempre estão dispostos a fazer pelo chefe político o que não faria pelo seu pai ou pela sua própria mãe. Que é exagero isso é. Mas que é verdade, também é.
Então, como esperar mudanças profundas no comportamento políticos daqueles que estão com mandatos.
Alguns estão recolhidos a um canto, dispostos a lá permanecer até que essa onda de cobrança passe. Mas é importante alertar que, provavelmente, essa “tal onda” vai demorar muito a passar e, provavelmente, quando passar vai deixar muita gente viúva politicamente sem rumo e sem chão.
Mas então, o que fazer?
Mudar.
Não mudar por mudar ou mudar de chefe político. Mudar de atitude, deixar de ser aquele elemento que sempre está disposto a querer mais, sempre mais e achar que isso é certo.
Aliás, que para alguns, o certo está errado, desde que o errado seja feito pelo seu “cacique”.
E tem gente que nem sabe o que é cacique e ai se confunde todo. Imagina que é o rei da cocada preta e começa, inclusive, a ter problema na agenda, pois não sabe mais o que vai falar e muito menos com quem vai fazer.
Quando chega nesse ponto, também chega no limite de sua própria capacidade de entendimento e passa a ser um “maria vai com as outras”.
Se você conhecer algum personagem que tem essas características, então se encoste ou se afaste conforme a sua vocação para puxa-saco ou para auxiliar, nesse novo momento.
Mesmo sem o eleitor ter líderes para seguir, ele também nem sabe o que é isso e fica sem saber escolher. Não sabe que o que faz agora só vai poder ser desfeito daqui a quatro anos.
Ainda tem gente que reclama da eleição passada. Mas, no caso, para consertar o que fez é preciso esperar até 2012. Então, as próximas eleições serão municipais e já vão ser agora, no dia 7 de outubro. Manter ou mudar o status, eis a questão?
A Justiça Eleitoral calcula que cada eleitor vai dispor de menos de 30 segundos para votar na urna eletrônica tempo muito curto para parar, para refletir, para escolher e votar. O tempo da previsão do TSE é apenas para votar. As outras necessidades daquele momento já devem vir perfeitamente supridas de casa.
Mas prepare-se. A partir do dia 6 de julho, uma sexta-feira, você já vai começar a ser sondado pelo amigo candidato, o parente candidato, o dirigente candidato. Todos eles estão certos que vão vencer desde que você vote nele.
Mas, e ai?
São muitos amigos. Escolher um e dizer, pode fazer com que o outro amigo deixe de ser seu amigo. Uma questão para ser resolvida pelo supereleitor.
Ele precisa entender e fazer, também, o que achar melhor.
Seguir em frente, votar e escolher os dirigentes municipais que entenda ser melhor e fazer tudo para não errar e depois, não ficar por ai, choramingando e maldizendo a hora em que votou.
Se errar, já sabe: sifu!    


Nenhum comentário:

Postar um comentário