segunda-feira, 22 de junho de 2026

O voo 2705 da Azul Linhas Aéreas de Macaapá para Belém e seus problemas

JAA, 22 de junho de 2026

Rodolfo Juarez

O voo 2705 da Azul Linhas Aéreas de Macapá para Belém e seus problemas

Ontem, dia 21/06, fui passageiro de uma das aeronaves da empresa aérea Azul Linhas Aéreas Brasileiras, voo 2705 que era anunciado com “destino a Belém e conexões”.

A empresa orienta os passageiros, no corpo do cartão de embarque, que e oriente pelos 4 horários que ela mesma define\; a) inicio do embarque; b) fim do embarque, decolagem e aterrisagem.

Para o voo 2705 do dia 21/06/26, o início do embarque estava previsto para as 14:00 horas; fim do embarque às 14:15; decolagem às 14:35 e aterrisagem, em Belém, às 14;15:30 horas.

Para este voo de domingo, os problemas começaram uma hora antes do início do embarque, com chamado aos passageiros “que quiserem despachar gratuitamente as bagagens que não de mão, que poderiam se dirigir ao portão 3. Claro que isso cria um frisson entre os passageiros que pagaram a bagagem e aqueles que estavam chamando para ter a sua bagagem “despachada gratuitamente”.

A aeronave estava com atraso e logo que pousou, chamou pelo autofalante do aeroporto os passageiros para se dirigirem ao embarque: “primeiro os preferenciais por lei”. Ai se consta o segundo desfio à paciente cos passageiros. O primeiro havia sido consumado na oferta de despacho de bagagem gratuitamente.

Na chamada não tem fiscalização e tem passageiro, que mesmo não atendendo às condições da chamada (preferencial por lei), se apresenta na fila de preferência e, o pior, é atendida normalmente pelo funcionário da empresa que confere os passageiros em embarque.

O chamado dos idosos, passageiros com criança e todos aqueles passageiros que são listados na lei, começam a reclamar para o funcionário da empresa que está conferindo se os passageiros estão mesmo com a passagem marcada para o voo que faz ouvido de mercador.

Lembrem-se que a aeronave tinha pousado com atraso e mesmo antes do desembarque dos passageiros que vieram para Macapá, já estavam na fila, sob sol e um calor incrível mesmo os passageiros pagando mais de 50 Reais pela refrigeração que poderia lhe dar o conforto.

Depois de 10 minutos no “forno”, os comandantes da aeronave e os demais tripulantes saltaram e, ai, começou a embarque, por um único funcionário da empresa, o mesmo que estava, pouco antes, acalmando os passageiros.

Em seguida foi dada a autorização para o embarque, ou melhor para os passageiros irem para o finger que palavra do inglês que significa "dedo" (da mão) e que na aviação é o corredor coberto e telescópico que conecta o terminal do aeroporto diretamente à porta do avião (também chamado de ponte de embarque). Permitindo que os passageiros entrem e saiam com segurança, protegidos da chuva ou do sol. Essa é a definição, não é a realidade.

Pois bem, o finger estava sem refrigeração no sol das 15 horas de macapá. A temperatura ambiente medida, alcançava 43 graus centígrados. Depois de reclamação dos passageiros (que estavam na fila) o informação foi dada de que o avião só decolaria depois de resolvido o problema do calor na cabine da aeronave.

Não houve jeito. A razão foi dada ao comandante da aeronave e, então, depois do embarque fiz todo o trecho (Macapá-Belém) no calor. A empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras deve explicações aos passageiros do voo 2705 do dia 21/06/226. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário